Embratur participa do 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial

Evento reunirá especialistas de diversos segmentos do turismo para discutir alternativas para fomentar o setor

A Embratur estará presente no 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que ocorre entre esta quinta-feira (11/08) e o próximo sábado (13/08), na cidade de Diamantina, em Minas Gerais.

Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Cultural (OCBPM), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), e a Prefeitura de Diamantina, o evento tem como objetivo fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nas cidades históricas, turísticas e sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil.

Com o tema “Patrimônio Mundial como fonte de resiliência, humanidade, inovação e turismo”, o congresso realizará palestras diversas que abordarão a promoção do Patrimônio Cultural, com dinamização das cadeias produtivas e atividades econômicas.

Na sexta-feira (12), a assessora da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Ângela Baltazar, vai traçar um panorama geral sobre o momento do turismo, a importância do segmento para a geração de emprego e renda e detalhar as ações da Agência na promoção internacional dos destinos brasileiros.

Diamantina teve seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999. O município tem conservado numerosos edifícios e vem obtendo, ao longo dos anos, resultados decorrentes do desenvolvimento econômico e social, por meio da associação e utilização do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento para o turismo.

Parceria de divulgação com Iphan

No fim de junho, a Embratur, o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica para promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil.

Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil – localizados em novo estados e no Distrito Federal –, assim como dos 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os seis incluídos na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.