Apresentação ocorreu nesta sexta-feira durante o 2º dia de programação do 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
Nesta sexta-feira (12/08), segundo dia de programação do 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, em Diamantina (MG), a Embratur promoveu uma palestra dedicada a apresentar subsídios sobre o comportamento, a jornada de compra, a cadeia produtiva, entre outras peculiaridades ligadas ao turista e à promoção internacional dos destinos do Brasil.
Durante o evento que reuniu líderes e gestores do setor turístico e cultural, a assessora da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Ângela Baltazar, traçou panorama sobre o momento de retomada do turismo, abordou fases da cadeia produtiva do setor e destacou as ações da Agência na promoção internacional dos destinos do Brasil.
De janeiro a julho de 2022, a Embratur intensificou as iniciativas de promoção, com variedade de ações no exterior. Houve participação nas principais feiras internacionais, realização de press trips com jornalistas estrangeiros, roadshows pelas Américas Latina e do Norte, além de veiculação de três campanhas publicitárias em mercados estratégicos para o Brasil, como Estados Unidos e América do Sul.
Especificamente sobre Minas Gerais, a Embratur destacou que o estado é detentor de quatro sítios do patrimônio cultural da humanidade reconhecidos pela Unesco: a cidade histórica de Ouro Preto, Centro Histórico da cidade de Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha e Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos.
Outro destaque na apresentação foi para o título de Cidade Criativa dado pela Unesco à capital Belo Horizonte, por causa da gastronomia local.
Parceria de divulgação com Iphan
Vale ressaltar que, no fim de junho de 2022, a Embratur, o Ministério do Turismo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica para promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil.
Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil – localizados em 9 estados e no Distrito Federal –, assim como dos 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os 6 incluídos na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O evento
O 9º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial tem como objetivo promover o uso sustentável do patrimônio de localidades históricas de forma a fortalecer o turismo e gerar desenvolvimento, especialmente no pós-pandemia. O encerramento do congresso ocorre neste sábado (13/08).
Foto: Divulgação/Embratur