Embratur discute ampliação da malha aérea internacional com GRU Airport e Virgin Atlantic

Em reunião, Agência destacou o interesse em garantir novas rotas para aumentar a conectividade com o Brasil

Fortalecer e ampliar a malha aérea brasileira com novos voos e rotas internacionais foi o foco da reunião entre a Embratur, representantes do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e a companhia aérea low cost europeia, Virgin Atlantic, realizada nesta terça-feira (16/8). O encontro, que ocorreu por videoconferência, trouxe como tema central o interesse da companhia em investir no Brasil.

A ideia da expansão da malha aérea internacional é tratada como prioridade pela Agência. Durante o encontro, Silvio Nascimento explicou a importância em garantir novos voos e rotas para o país. “Sem dúvida a atração de turistas estrangeiros passa diretamente pelo reaquecimento do setor de aviação e, por isso, a Embratur tem estabelecido um contato permanente com empresas aéreas de diversos países”, destacou.

Só para citar algumas ações recentes, neste mês, em reunião entre a instituição, o Ministério do Turismo e a JetSmart, a companhia aérea anunciou a ampliação de voos no Brasil, conectando cidades do país a cidades do Chile e da Argentina. Já na Fiexpo Latin America, realizada no Panamá, a Embratur participou de uma reunião com a Copa Airlines e, após o encontro, a companhia aérea confirmou o aumento do número de voos, com novas rotas para Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo até o fim de 2022.

Outro ponto levantado pela Embratur foi o crescimento do fluxo de turistas internacionais no Brasil, fator que incentiva a inclusão de novos voos ainda este ano. O país recebeu, somente nos seis primeiros meses de 2022, 1.222.536 estrangeiros com visto de turista, número maior do que todo o ano de 2021 (596.745) e cerca de 660% a mais quando comparado ao mesmo período de 2021.

Também participaram da reunião pela Embratur, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira; o gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing Digital, André Reis; o assessor da Presidência, Rafael Luisi; e a supervisora da Gerência de Gestão de Unidades no Exterior e Processos Administrativos, Daniela Reple.

Crescimento robusto

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a malha aérea internacional do Brasil seguiu ritmo de retomada em julho de 2022, operando novamente acima dos 70% dos números atingidos em 2019. Os 3.751 voos registrados no último mês equivalem a 72,33% da capacidade de julho de 2019 e já superam todo o ano de 2020, quando 22.353 voos chegaram ao país. Ainda segundo levantamento da Embratur junto à Anac e empresas aéreas, estão previstos 89 novos voos e 44 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem.

Fotos: Renato Vaz Brito/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.