Retomada do turismo: Rio de Janeiro, Fecomércio e Embratur alinham ações para aumentar fluxo de estrangeiros no estado

Aumento da conectividade aérea foi uma das demandas discutidas durante reunião. Missão também contou com visita técnica ao Museu do Amanhã

A Embratur e o Ministério do Turismo se reuniram nesta sexta-feira (19/08) com os conselhos municipal e estadual de turismo do Rio de Janeiro, além da Fecomércio-RJ. Diante do cenário de retomada do setor, a Agência foi atualizada das demandas locais, entre elas o desejo de aumentar o fluxo de estrangeiros e eventos internacionais no estado.

Durante o segundo dia de programação no Rio, a Embratur apresentou ao trade local os projetos de divulgação dos destinos brasileiros realizados no primeiro semestre e adiantou também o que está previsto para a segunda metade do ano: campanhas publicitárias em mercados estratégicos, press trips, workshops, roadshows e participação em grandes feiras internacionais.

“A Fecomércio reuniu cerca de 60 entidades para discutir turismo, uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. Foi extremamente importante para a gente debater, discutir e resolver gargalos e problemas que temos no setor”, avaliou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio de Almeida, se colocou à disposição para contribuir na organização de press trips com jornalistas estrangeiros, entre outras ações realizadas pela Agência. “Podem ter certeza que o estado contribuirá no que for necessário para impulsionar a comercialização do Rio de Janeiro no exterior”, garantiu.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, também participou da reunião, de forma on-line, para ouvir os pleitos locais. Durante o encontro, foi proposta a criação de uma comissão de turismo do Rio para trabalhar em conjunto com o MTur e a Embratur. O aumento da conectividade aérea do Rio com outros países também foi pauta da reunião.

Nessa quinta-feira (18/08), a Delta Airlines, companhia aérea norte-americana, anunciou o retorno de voos que ligam a cidade do Rio de Janeiro (RJ) à Atlanta, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, os passageiros contarão com voos diários entre os destinos, embarcando e desembarcando no Aeroporto do Galeão, a partir de 18 de dezembro.

“Foi uma reunião fantástica, tratamos efetivamente de temas urgentes para o turismo do Rio de Janeiro. Conseguimos criar diretrizes para que as coisas realmente aconteçam”, afirmou a assessora para assuntos de Turismo da Fecomércio-RJ, Adriana de Carvalho. O encontro reuniu representantes de setores do turismo local, como restaurantes, aeroportos, hotelaria, segurança, convention & visitors, entre outros.

Visita ao Museu

No encerramento da passagem da Agência pelo Rio de Janeiro, o presidente Silvio Nascimento, a diretora Karisa Nogueira, o assessor Rafael Luisi e a coordenadora do Sudeste, Camila Sousa, conheceram a estrutura do Museu do Amanhã e visitaram a exposição de Sebastião Salgado sobre a Amazônia.

Fotos: Vagner Vargas/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.