Retomada do turismo: Rio de Janeiro, Fecomércio e Embratur alinham ações para aumentar fluxo de estrangeiros no estado

Aumento da conectividade aérea foi uma das demandas discutidas durante reunião. Missão também contou com visita técnica ao Museu do Amanhã

A Embratur e o Ministério do Turismo se reuniram nesta sexta-feira (19/08) com os conselhos municipal e estadual de turismo do Rio de Janeiro, além da Fecomércio-RJ. Diante do cenário de retomada do setor, a Agência foi atualizada das demandas locais, entre elas o desejo de aumentar o fluxo de estrangeiros e eventos internacionais no estado.

Durante o segundo dia de programação no Rio, a Embratur apresentou ao trade local os projetos de divulgação dos destinos brasileiros realizados no primeiro semestre e adiantou também o que está previsto para a segunda metade do ano: campanhas publicitárias em mercados estratégicos, press trips, workshops, roadshows e participação em grandes feiras internacionais.

“A Fecomércio reuniu cerca de 60 entidades para discutir turismo, uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. Foi extremamente importante para a gente debater, discutir e resolver gargalos e problemas que temos no setor”, avaliou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

O presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio de Almeida, se colocou à disposição para contribuir na organização de press trips com jornalistas estrangeiros, entre outras ações realizadas pela Agência. “Podem ter certeza que o estado contribuirá no que for necessário para impulsionar a comercialização do Rio de Janeiro no exterior”, garantiu.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, também participou da reunião, de forma on-line, para ouvir os pleitos locais. Durante o encontro, foi proposta a criação de uma comissão de turismo do Rio para trabalhar em conjunto com o MTur e a Embratur. O aumento da conectividade aérea do Rio com outros países também foi pauta da reunião.

Nessa quinta-feira (18/08), a Delta Airlines, companhia aérea norte-americana, anunciou o retorno de voos que ligam a cidade do Rio de Janeiro (RJ) à Atlanta, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, os passageiros contarão com voos diários entre os destinos, embarcando e desembarcando no Aeroporto do Galeão, a partir de 18 de dezembro.

“Foi uma reunião fantástica, tratamos efetivamente de temas urgentes para o turismo do Rio de Janeiro. Conseguimos criar diretrizes para que as coisas realmente aconteçam”, afirmou a assessora para assuntos de Turismo da Fecomércio-RJ, Adriana de Carvalho. O encontro reuniu representantes de setores do turismo local, como restaurantes, aeroportos, hotelaria, segurança, convention & visitors, entre outros.

Visita ao Museu

No encerramento da passagem da Agência pelo Rio de Janeiro, o presidente Silvio Nascimento, a diretora Karisa Nogueira, o assessor Rafael Luisi e a coordenadora do Sudeste, Camila Sousa, conheceram a estrutura do Museu do Amanhã e visitaram a exposição de Sebastião Salgado sobre a Amazônia.

Fotos: Vagner Vargas/Embratur