Embratur se torna membro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira

Parceria vai permitir ações de atração de turistas, além de articulação e intermediação da CCAB junto aos operadores e players do setor nos países árabes

Em busca de ampliar a entrada de estrangeiros no Brasil e focada em mercados estratégicos, a Embratur se tornou membro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). A parceria é válida por um ano – com renovação periodicamente – e envolve ações de atração de turistas árabes, articulação e intermediação da CCAB junto aos operadores e players do setor de turismo em todos os países da região, além de um amplo pacote de benefícios junto aos demais associados.

“Esse ato vai nos permitir conhecer mais e nos aproximar dos stakeholders do mundo árabe. Com essa parceria, vamos adequar nossos conteúdos à língua deles, capacitar nosso trade para receber os turistas árabes da melhor forma e dar continuidade às ações de aproximação com esse importante mercado para o Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Além da participação na Expo Dubai 2020 (realizada em 2021 em virtude da pandemia), a Embratur cumpriu uma série de agendas em Dubai, em maio de 2022. A programação contou com visita à feira Arabian Travel Market, reuniões com operadores líderes do setor e negociações para a viabilização de acordos de cooperação.

De acordo com Nascimento, esses movimentos estratégicos geraram boas perspectivas de negócios para o Brasil. “Voltamos com a certeza de que o mercado árabe renderá bons frutos para o turismo brasileiro. É um mercado que tem previsão de gastos de US$ 200 bilhões com turismo em 2024 e esperamos consolidar cada vez mais nosso relacionamento”, confia o presidente da Embratur.

Já em junho, a Embratur realizou uma press trip com jornalistas e influenciadores digitais de Dubai (EAU). Os profissionais conheceram e contribuíram com a divulgação dos atrativos de luxo das cidades Rio de Janeiro e Manaus.

Um mês depois, a Embratur participou da 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. O evento contou com a presença dos principais líderes empresariais e políticos do Brasil e de 22 países árabes representados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Benefícios

A associação à CCAB também visa conferir a Embratur um selo de membro. O material, disponível em inglês e árabe, pode ser utilizado em todos os produtos de comunicação do associado, como cartões de visita, folders promocionais, site, banners, entre outros. A parceria também será anunciada no website da Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) por meio de um banner publicitário durante 30 dias.

Foto: Rodrigo Rodrigues/Câmara Árabe

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.