Dez cidades participaram de um projeto-piloto que teve como objetivo estabelecer diretrizes para transformar localidades em espaços mais inovadores e competitivos
Dez cidades brasileiras receberam, nesta terça-feira (23/08), certificados de “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em Transformação”, concedidos pelo Ministério do Turismo (MTur). A cerimônia, realizada em Brasília, contou com as presenças do ministro do Turismo, Carlos Brito, do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, entre outras autoridades.
Além da capital federal, Recife/PE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Campo Grande/MS, Rio Branco/AC e Palmas/TO foram os municípios reconhecidos como DTI.
As localidades participaram de um projeto-piloto que teve como objetivo estabelecer diretrizes para determinar um formato nacional que transforme destinos turísticos em territórios mais atrativos, com a oferta de melhores experiências e serviços mais acessíveis, seguros e comprometidos com a sustentabilidade. Um DTI tem como foco a incorporação de novas tecnologias, alinhadas a estratégias de marketing, sustentabilidade e acessibilidade, entre outras.
“Essa é uma medida muito importante para alavancar a atração de turistas internacionais para o Brasil, já que a iniciativa proporciona benefícios como a ampliação da competitividade turística, o reforço de ações de promoção no exterior e das possibilidades de investimentos. Em breve, os destinos serão avaliados pelo MTur, que vai conceder o Selo DTI aos que cumprirem pelo menos 80% dos planos de transformação”, afirmou Silvio Nascimento. “A Embratur terá um orgulho enorme de promovê-los internacionalmente”, assegurou.
Nascimento aproveitou a presença de membros do trade nacional durante o evento para destacar o cenário de retomada do turismo internacional. Ele ressaltou a ascensão da conectividade aérea do Brasil, que já opera com mais de 72% da capacidade apresentada em 2019, e destacou a entrada de estrangeiros no Brasil em 2022. Em junho, atingiu 1,2 milhão, somente com viajantes com visto de turista — a previsão da Embratur, com base na GlobalData, é que mais de 4 milhões de estrangeiros venham ao Brasil em 2022.
O evento desta terça também marcou o lançamento do Manual Metodológico de implantação de DTI no Brasil e a assinatura de acordo de cooperação “Inova Turismo” com o Sebrae. A parceria envolve ações de inovação em serviços e produtos turísticos que estimulem a competitividade de empresas, especialmente pequenos negócios, e dos destinos turísticos envolvidos.
Bicentenário
Também nesta terça-feira, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, participou da cerimônia que recepcionou a chegada do coração de Dom Pedro I, no Palácio do Planalto, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros de estado e autoridades. O evento foi realizado em celebração aos 200 anos da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro.
O coração ficará exposto à visitação pública, no Itamaraty, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. No local, o órgão de cerca de 9 quilos será exposto no interior de uma cápsula de vidro, guardada em uma sala climatizada preparada para a ocasião e sob a vigilância da Polícia Federal (PF).
No dia 7 de setembro, data que marca a independência do Brasil, o coração seguirá presente nas comemorações. A relíquia retorna a Porto, em Portugal (cidade que guarda o coração de Dom Pedro), no dia 8 de setembro.
A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, também esteve presente em ambos os eventos realizados nesta terça-feira.
Fotos em destaque: Renato Vaz Brito/Embratur