Pontualidade britânica? Dez aeroportos internacionais do Brasil estão no Top-100 dos mais pontuais do mundo

Levantamento é feito pela Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada em dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo

“Cumprindo o nosso compromisso de regularidade e pontualidade, fechamos a porta da aeronave no horário previsto.” O anúncio de bordo constantemente usado em voos operados no Brasil não é apenas “da porta para fora”. Um ranking divulgado pela Official Aviation Guide (OAG), instituição especializada em dados de viagens de mais de 1.200 aeroportos do mundo, posiciona 10 aeroportos internacionais do Brasil entre os 100 melhores do mundo no quesito pontualidade. O estudo se refere ao mês de julho de 2022.

As capitais Vitória (ES), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) estão na lista dos aeroportos internacionais pontuais, que conta ainda com a cidade de Petrolina (PE). Os nacionais em Juazeiro do Norte (CE), Londrina (PR), Montes Claros (MG), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Teresina (PI) também figuram no ranking de mais pontual (veja abaixo a posição de cada um).

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, ressalta que a malha aérea internacional brasileira tem mantido ritmo de retomada, operando acima dos 70% dos números atingidos em 2019, e ter aeroportos entre os melhores do mundo ajuda no esforço da Agência em acrescentar cada vez mais voos ao país.

“Temos trabalhado bastante a promoção do Brasil em mercados estratégicos e feito reuniões com empresas aéreas para aumentar nossa conectividade. Contar com infraestrutura de qualidade e cumprir compromissos essenciais para uma boa experiência do viajante, como a pontualidade, é um trunfo para atrair ainda mais estrangeiros ao Brasil”, afirma Nascimento.

Em julho, a malha aérea internacional brasileira registrou 3.751 voos, equivalente a 72,33% da capacidade de julho de 2019. De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo (GICMT), estão previstos 89 novos voos e 44 frequências adicionais até fevereiro de 2023.

O desempenho do aeroporto é baseado nos horários reais do portão de embarque, com tolerância de 15 minutos após o horário. Os cancelamentos estão incluídos e considerados fora do prazo. Chegar 15 minutos depois ou após a chegada programada é considerado não pontual.

A relação conta com mais de mil aeroportos, mas somente 642 “pontuaram” no ranking. O aeroporto mais pontual do mundo é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade. Já o último colocado entre os 642 é o Aarhus Tirstrup Airport, na Dinamarca, com apenas 1,20% dos voos partindo no horário correto.

Veja a lista de aeroportos internacionais no Top-100 de pontualidade do mundo

13º) Senador Nilo Coelho, Petrolina (PE) – 95.50%
51º) Eurico de Aguiar Salles, Vitória (ES) – 91.60%
58º) Pinto Martins, Fortaleza (CE) – 90.90%
62º) Tancredo Neves, Belo Horizonte (MG) – 90.50%
63º) Santa Maria, Aracaju (SE) – 90.40%
79º) Afonso Pena, Curitiba (PR) – 88.60%
81º) Campo Grande, Campo Grande (MS) – 88.50%
82º) Presidente Castro Pinto, João Pessoa (PB) – 88.50%
83º) Marechal Rondon, Cuiabá (MT) – 88.40%
87º) Marechal Cunha Machado, São Luís (MA) – 88%

Veja a lista de aeroportos nacionais no Top-100 de pontualidade do mundo

11º) Governador José Richa, Londrina (PR) – 96%
19º) Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE) – 94.60%
20º) Mário Ribeiro, Montes Claros (MG) – 94.60%
40º) Ten. Cel. Aviador César Bombonato, Uberlândia (MG) – 92,60%
50º) São José do Rio Preto, (SP) – 91.70%
59º) Teresina (PI) – 90.80%

Foto: Getty Images

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.