Embratur inicia nesta quarta (31) intensivão de ações no 2º semestre para promover o Brasil pelo mundo

Workshops na Paraíba e em Sergipe abrem programação. Feiras internacionais, roadshows, campanhas, press trips e famtours também estão no calendário

Empenhada em atrair cada vez mais estrangeiros ao Brasil, a Embratur dá sequência ao extenso pacote de ações de promoção dos destinos nacionais que vem sendo realizado neste ano. A partir desta quarta-feira (31/08), com workshops na Paraíba e em Sergipe, a Agência intensifica sua atuação no segundo semestre, em busca de retomar o patamar de 2019, quando mais de 6 milhões de viajantes internacionais vieram ao país.

Com o apoio do Sebrae, a Embratur marcará presença em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona. Vai promover também cinco roadshows pela Europa, em Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa. Além disso, vai realizar press trips com jornalistas e influenciadores de Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai e Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai.

“O fim das restrições pelo mundo tem impulsionado a retomada do turismo e vamos aproveitar esse momento para recolocar o Brasil na prateleira do mercado internacional”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Temos uma marca forte no mundo e vamos mostrar tudo que o Brasil tem a oferecer com as mais diversas ações”, reforça.

Estão previstas ainda duas campanhas publicitárias para os mercados europeu e latino-americano. As peças de divulgação são um convite a conhecer os destinos incríveis disponíveis no Brasil.

Início nesta quarta

Entre as ações promovidas pela Embratur no segundo semestre, estão os workshops “Uma Viagem pelo Turismo”. Os dois primeiros estados a receberem a oficina são Sergipe e Paraíba, que recebem a capacitação nesta quarta-feira.

Em parceria com o Sebrae, a Embratur promove os eventos com objetivo de qualificar o trade do turismo em relação à promoção internacional dos destinos brasileiros. O público-alvo são representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, entre outros ligados ao trade do setor.

No primeiro semestre, dez estados receberam as capacitações. A expectativa é de que o treinamento chegue a um total de 54 municípios até 2024.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.