Rock in Rio deve atrair 10 mil turistas estrangeiros de 21 países

Organização do evento estima um impacto econômico de R$ 1,7 bilhão, com 28 mil empregos gerados, o que contribui para o crescimento de turismo de negócios no Brasil

Quase 700 artistas, 250 shows e 500 horas de experiência. O Rock in Rio 2022 começa nesta sexta-feira (02/09) com a expectativa de ser a maior edição de todos os tempos. Um cenário animador não só para o público e para os idealizadores do evento, como também para movimentação do turismo. De acordo com a organização da festa, estima-se que 10 mil turistas estrangeiros curtam os sete dias, chegando ao Brasil de 21 países diferentes.

“Isso demonstra a força que grandes eventos, como o Rock in Rio, têm para fomentar o turismo internacional. Para se ter uma ideia, em apenas seis meses, o faturamento do segmento de negócios, que abarca grandes eventos, congressos, seminários, entre outros, já superou todo o ano de 2021, com R$ 4,8 bilhões”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Para esta edição do festival, a organização calcula a geração de empregos de 28 mil postos de trabalho, da produção do espetáculo até a estruturação do parque, como montagem, limpeza e muitos outros setores. O impacto econômico estimado para esta edição, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), gira em torno R$ 1,7 bilhão na cidade do Rio de Janeiro, por meio da rede hoteleira, comércio e pontos turísticos. Ao todo, mais de 60% do público é de fora da cidade.

Turismo de negócios

A realização do Rock in Rio, certamente, ampliará os números do turismo de negócios, que já demonstra sinais positivos de retomada. Conforme a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).

Em 2021, o faturamento total alcançou R$ 4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,705 bilhões).

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021. Já no Estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio foi criado em 1985 e foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.