Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur

Realizada em parceria com o Sebrae, a capacitação objetiva preparar os profissionais do turismo para atender visitantes internacionais

A qualificação promovida entre a Embratur e o Sebrae terá sua próxima edição nesta quarta-feira (14/09), em Morro de São Paulo, na Bahia. A iniciativa qualifica o trade local para compreender o comportamento dos turistas internacionais, como optam pelos próximos destinos e como impulsionar a atração desses viajantes para o Brasil, fortalecendo o turismo internacional no país de forma eficaz.

A duração total dos encontros são de quatro horas, divididas igualmente em quatro etapas que simulam o comportamento do turista antes, durante e após as experiências de viagem: “Arrumando as Malas”, “Embarcando”, “Curtindo a Viagem” e “O álbum de fotos”.

Participam dos workshops, os representantes órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes, e outros profissionais do segmento. São ofertados subsídios sobre mercados estratégicos para cada tipo de negócio e atualização das tendências do turismo no mundo a esses participantes, que devem implementar ações que aperfeiçoem a prestação de serviços turísticos.

“É de extrema importância qualificar a prestação de serviço do nosso setor. Com o aprofundamento do conhecimento sobre os mercados estratégicos e o comportamento do turista estrangeiro, garantimos que nossos principais destinos estejam capacitados para oferecer serviços de excelência”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Neste semestre, o evento já passou por Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e outras seis cidades ainda serão contempladas até o fim de 2022. Nesta sexta-feira (16), a capacitação será realizada em Joinville (SC). Dez estados já receberam a capacitação no primeiro semestre de 2022 e ao todo, 54 cidades devem receber a iniciativa até 2024.

Bahia

Em 2019, 152.221 visitantes estrangeiros ingressaram no Brasil pelo estado da Bahia, alta de 2,4% quando comparado ao exercício anterior. O principais emissores foram Argentina, com 54,4%, seguidos por Portugal, com 8,8% e Itália, com 6,7% dos turistas internacionais.

Foto: Márcio Filho/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.