Evento ICCA Latin America & Caribbean Summit contou com três dias de programação e possibilitou aproximação entre membros do trade
Em busca de captar mais eventos ligados ao turismo de negócios, a Embratur participou da ICCA Latin America & Caribbean Summit, um dos mais importantes congressos turísticos do setor. Entre segunda (12/09) e quarta-feira (14/09), membros da Associação de Congressos e Convenções Internacionais (ICCA) e agentes do trade internacional se reuniram em Guayaquil, no Equador, para criar oportunidades de negócios e networking, além de se atualizarem sobre as tendências atuais do mercado de reuniões associativas.
A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, participou dos três dias de imersão na cidade equatoriana. Ao lado do assessor executivo, Wilson Freitas, ela frequentou rodadas de negócios com presidentes de associações internacionais detentoras de eventos latino-americanos e mundiais.
“Em virtude da proximidade do Brasil com vários países da América Latina, buscamos captar eventos que possam rotacionar na América Latina e, com isso, continuar ampliando nossa economia por meio do turismo”, afirma Karisa Nogueira.
O Brasil ficou em terceiro lugar nas Américas em número de eventos planejados em 2021 – atrás apenas dos EUA e Canadá, empatado com o México. O país também ficou em terceiro lugar em número de eventos realizados contemplando aqueles que foram realizados de forma híbrida ou virtual – atrás apenas dos EUA e Canadá. Ciente da importância deste segmento para o setor, das 12 feiras internacionais que constam no calendário de 2022 da Embratur, quatro são voltadas para negócios: IMEX, FIEXPO, IMEX América e IBTM World.
O evento promovido pela ICCA envolveu ainda City Tour por Guayaquil, experiência pelas cena gastronômica da cidade, além de diversas atividades de imersão na cultura local. No espaço reservado para palestras, Karisa Nogueira explicou aos participantes o papel da Embratur. A diretora esclareceu a mudança de status de autarquia para agência, em maio de 2020, e pontuou algumas ações e objetivos da Agência.
Setor em alta
De acordo com dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento de turismo de negócios mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).
Em 2021, o faturamento total alcançou R$ 4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,705 bilhões).
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021.
Já no Estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39.