País flexibiliza regras para entrada de turistas internacionais
A malha aérea internacional do Brasil mantém viés de alta em 2022 – atingiu em agosto 80,71% da capacidade demonstrada em 2019 – e a Embratur segue trabalhando para ampliar a conectividade do país com o mundo. Nesta quinta-feira (15/08), a Agência se reuniu com a companhia aérea alemã Condor para alinhar a retomada da operação da empresa no território nacional com voos Alemanha-Brasil, que estão suspensos desde 2019.
O encontro, por videoconferência, contou também com a participação de membros do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), um dos principais HUBs da América Latina. Durante a reunião, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, pontuou o interesse da Agência em cooperar com a companhia aérea e detalhou a importância da Alemanha para o turismo brasileiro – historicamente, é o segundo país europeu a enviar mais viajantes ao Brasil, atrás de Portugal.
O gerente de novos mercados da Condor, Oliver Feess, se disse entusiasmado com a possibilidade de retornar a operação no Brasil. De acordo com ele, a companhia planeja encerrar o planejamento para a temporada 2023 nas próximas semanas e o Brasil é um dos destinos cotados.
Mais conectividade
Na última quarta-feira, a Embratur marcou presença em evento que oficializou a ampliação da operação da JetSmart no Brasil. Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, a companhia aérea anunciou que vai iniciar, em dezembro deste ano, voos diretos entre a cidade brasileira e Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.
De acordo com a empresa, em apenas 15 dias, cerca de oito mil passagens já foram compradas para as duas novas rotas, configurando o melhor lançamento de rota internacional da JetSmart nos últimos cinco anos.
Já no mês passado, a Agência se reuniu com membros do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e a companhia aérea low cost europeia, Virgin Atlantic. Em junho, durante a Fiexpo Latin America, realizada no Panamá, a Embratur participou de reunião com a Copa Airlines. Após o encontro, a companhia confirmou novas rotas para Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo até o fim de 2022.
Flexibilização
O governo brasileiro tem adotado medidas que vão alavancar ainda mais a atração de turistas estrangeiros para o país. Foi pulicada, no dia 12 de setembro, a Portaria Interministerial nº. 678 que flexibilizou as regras para estrangeiros que desembarcam no Brasil. A partir de agora, será exigido apenas o comprovante de vacinação ou testes para a detecção de Covid feitos até 72 horas antes do embarque, incluindo não vacinados.
Antes, era obrigação de todo viajante apresentar o comprovante de vacinação antes de embarcar para o Brasil – exceto passageiros que tivessem contraindicação médica. Essa mudança permite que qualquer viajante cumpra algum dos requisitos necessários.
A flexibilização das medidas foi feita com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da queda no número de mortes e casos de Covid-19 no Brasil.
Na última terça-feira (13), o país registrou a menor média móvel de casos desde janeiro de 2022 com baixa de quase 36% no índice nos últimos 14 dias. O número de mortes também segue em queda de 39%. Mais de 165 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses ou dose única, o equivalente a 77,7% da população brasileira.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as políticas para testes e quarentena devem ser revisadas regularmente para garantir que sejam suspensas quando não forem mais necessárias. A OMS define ainda que, se os requisitos de teste e/ou quarentena forem suspensos para viajantes vacinados, deve-se oferecer alternativas de viagem para indivíduos não vacinados, como por meio do uso de testes de detecção.
Foto: Renato Vaz Brito/Embratur