Workshop

Trade turístico de Joinville (SC) recebe capacitação para alcançar mercado internacional

Trade turístico de Joinville (SC) recebe capacitação para alcançar mercado internacional

Divulgação/Embratur
Oficina ministrada pela Embratur em Joinville reuniu 45 representantes de órgãos públicos de turismo

Gestores do turismo de Joinville (SC) participaram, nesta sexta-feira (16), de uma capacitação sobre como promover internacionalmente os atrativos turísticos da região. O treinamento promovido pela Embratur reuniu cerca de 50 profissionais do setor. O objetivo da ação é apresentar o comportamento de mercado do turista estrangeiro e ressaltar como é possível tornar o destino mais atraente e competitivo.

Participaram do workshop representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, estudantes de turismo, entre outros agentes do trade. Com duração de quatro horas, o treinamento teve quatro módulos distintos, simulando etapas de comportamento do turista antes, durante e depois das viagens. As fases estão divididas em: “Arrumando as Malas”, “Embarcando”, “Curtindo a Viagem” e “O álbum de fotos”.

Os workshops realizados pela Embratur também destacaram os diferenciais de Joinville e o que pode ser explorado para atrair o turista estrangeiro. Ministrado pelo assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa, o treinamento realizado em Joinville apontou o potencial turístico dos eventos do calendário fixo da cidade para atração do público internacional. Entre os eventos citados estão o Festival de Dança de Joinville, Festa das Flores, Expogestão, Intermach, Metalurgia, Interplast, Logistique e Shot Fair Brasil.

“Qualificar a prestação de serviço do setor do turismo é muito importante. Com o aprofundamento do conhecimento sobre os mercados estratégicos e o comportamento do turista estrangeiro, garantimos que destinos atraentes estejam capacitados para oferecer serviços de excelência”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Santa Catarina está entre os principais destinos brasileiros dos turistas estrangeiros. O estado ocupou, em 2019, a 5º posição, registrando a entrada de 200.746 visitantes internacionais entre os 6,3 milhões que estiveram no país. Quando analisado somente as viagens a lazer, a capital Florianópolis é o segundo destino mais buscado, atrás somente da capital fluminense.

Os principais países que emitiram turistas ao Brasil, tendo como ingresso o estado de Santa Catarina, foram os vizinhos Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com os seguintes quantitativos: 164.928, 22.961, 5.612 e 2.712, respectivamente.

Treinamentos pelo Brasil

Em parceria com o Sebrae, a Embratur ministrar o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” em 54 municípios até 2024. Nos primeiros seis meses de 2022, dez cidades receberam as capacitações. Neste semestre, outros dez municípios serão contemplados pelos cursos realizados por meio dessa cooperação. O objetivo é qualificar os profissionais do setor para atender cada vez melhor os turistas internacionais.