Jornalistas da Argentina, do Chile e do Uruguai terão cinco dias de experiências incríveis em passeios por vinícolas do Brasil. A convite da Embratur e da Wine South America (WSA), dez profissionais sul-americanos farão uma press trip focada no enoturismo. A programação inicia nesta terça-feira (20) e segue até o próximo sábado (24), passando pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, além de marcar presença na Wine South America 2022, um dos principais eventos de vinhos da América do Sul, que ocorre em Bento Gonçalves (RS).
Além de degustarem alguns dos principais rótulos de vinhos brasileiros, os jornalistas também vão ter contato com a gastronomia local, com direito a receitas familiares, além de diversas experiências ligadas ao enoturismo, com visitas guiadas a vinícolas e contato com produtores de diferentes regiões do país.
“As press trips são uma importante ferramenta para promover o Brasil mundo afora, uma vez que os profissionais produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo divulgam os atrativos do país. E poder somar forças com a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina reforça ainda mais nosso enoturismo”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Principal feira de vinhos da América do Sul
A Wine South America 2022, que ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro, reunirá mais de 6.600 compradores de 22 países, com cerca de 300 expositores vindos do mundo todo, em um evento destinado para grandes players da vinicultura sul-americana e mundial. De acordo com a organização, a expectativa é de mais de R$ 20 milhões em negócios fomentados na feira.
Para o diretor da WSA, Marcos Milanez Milaneze, a parceria com a Embratur vai agregar valor e relevância à feira. “Receber a visita de comunicadores da América Latina na principal região produtora de vinhos do Brasil fortalece nosso compromisso de valorizar o enoturismo nacional”, afirma.
Hay mucho más Brasil
Além da press trip, a Embratur reforça o enoturismo do Brasil também por meio de campanha publicitária. Desde meados de agosto, a agência promove a peça “Hay mucho más Brasil” na Argentina, no Chile, na Colômbia e no Uruguai, mostrando que o país do futebol e das belas praias também proporciona experiências únicas aos amantes de vinho.
Os produtos publicitários divulgam as qualidades do enoturismo nacional ao mesmo tempo que apresentam uma gastronomia diferenciada. Estão inseridos nas peças novos lugares e atrações de destinos da região Sul do país, como Bento Gonçalves (RS), e do Nordeste, como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco. A campanha tem sido veiculada em plataformas como Agências de Viagens Online (OTAs), redes sociais, revistas e sites especializados em turismo, painéis de bordo da companhia aérea Latam Airlines, entre outros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.