Feira

Embratur reforça a retomada do turismo e estreita laços com o trade na abertura da 49ª edição da ABAV Expo 2022

Agência trouxe 36 compradores internacionais para participar de uma agenda de relacionamento e rodadas de negócios
Divulgação/Embratur
Presente na abertura da feira, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destacou a importância da feira para promoção do turismo no Brasil

Teve início nesta quarta-feira (21/09), em Olinda (PE), a 49ª ABAV Expo 2022, a maior feira do mercado do turismo nacional. O evento, que reúne os principais players do turismo do Brasil e do mundo, segue até sexta-feira (23), e deve atrair mais de 30 mil visitantes e 1,5 mil expositores.

Presente na abertura da feira, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destacou a importância da feira para promoção do turismo no Brasil. “Essa, sem dúvida, será a maior edição do evento. A Embratur tem dado sua contribuição e hoje estamos recebendo mais de 30 compradores estrangeiros, fruto de uma parceria com a ABAV”, enfatizou Nascimento.

São, ao todo, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte. A expectativa é de que a ação contribua diretamente para a aproximação entre os trades nacional e internacional e reforçar a divulgação das atrações, serviços e destinos do Brasil no exterior.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, que também estava presente no evento, garantiu empenho pelo reforço da atração de turistas internacionais ao Brasil. “Vamos dar continuidade ao nosso trabalho para que a gente possa realmente trazer visitantes do exterior para o nosso país. É inadmissível um país como o nosso passar décadas recebendo 6,5 milhões de turistas estrangeiros e mandando para o exterior 11 milhões de brasileiros. A pandemia ensinou e mostrou a cada brasileiro que nós temos tudo o que eles procuram ou algo a mais que eles não conheciam”, declarou Brito.

Nascimento também citou as ações que estão sendo realizadas pela Agência para promoção do país no exterior para alavancar a vinda de estrangeiros para o país. “A Embratur vem promovendo o Brasil por meio de feiras internacionais, roadshows, campanhas publicitárias, famtours e press trips com jornalistas e influenciadores pelo mundo”, elencou.

Ainda dentro da programa do primeiro dia da feira, o gerente de Marketing da Embratur, André Reis, realizou palestra sobre o potencial turístico do país. “O Brasil é um país com belezas naturais exuberantes, uma gastronomia inigualável e uma cultura muito rica. A Embratur está trabalhando firme para divulgar esses destinos para o mundo”, garantiu.

Também participaram da ABAV Expo 2022 pela Embratur, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, o gerente de Eventos e Feiras, Paulo Neves, e o assessor da Presidência, Rafael Luisi.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.