A Embratur somou forças com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e estará na 49ª edição da ABAV Expo – o evento começa nesta quarta-feira (21) e termina na sexta (23). Em 2022, um dos destaques é o retorno da ação especial ABAV Buyers Club. Por intermédio de patrocínio da Agência, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte virão ao Brasil para participar de uma agenda de relacionamento e rodadas de negócios.
A maior feira do turismo brasileiro e única itinerante do país, será realizada na cidade de Olinda, em Pernambuco e reunirá os principais players do turismo do Brasil e do mundo. A ação contribui diretamente para a aproximação entre os trades nacional e internacional, o que reforça a divulgação das atrações, serviços e destinos do Brasil mundo afora.
“A ABAV Expo é um evento consolidado no mercado sul-americano também por ser um grande momento para a realização de negócios no setor turismo. Aproximar compradores internacionais dos produtos brasileiros é um dos papéis da Embratur e por isso estaremos realizando esta tarefa durante a feira”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A Abav Nacional calcula que a feira vai receber mais de 30 mil visitantes e 1,5 mil expositores. Entre os que expõe, estão operadoras de turismo, redes hoteleiras, hotéis boutique, armadoras, companhias aéreas, atrações, parques temáticos e mais de 45 destinos entre nacionais e internacionais.
Fornatur
A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, participará da 16ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que ocorre no dia 22 dentro da programação da ABAV Expo.
No encontro, a representante da Agência apresentará os critérios para participação nos eventos promoção do Brasil no exterior como feiras, roadshows, workshops, press trips, entre outros.
Ações da Embratur
Com a parceria firmada com a Abav Expo, a Embratur cumpre com sua missão de promoção internacional dos destinos brasileiros e a manutenção da imagem do país perante os mercados estrangeiros. Somente no primeiro semestre deste ano, as ações da Embratur incrementam R$ 48,5 milhões em viagens ao Brasil e geraram R$ 16,5 milhões em expectativa de negócios.
Foram três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais, organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros, além de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.
Neste semestre de 2022, a Embratur promove diversas ações. A Agência estará em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona. Também irá promover cinco roadshows pela Europa, em Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa. Além disso, a Embratur irá realizar press trips com jornalistas e influenciadores da Colômbia, Chile, Argentina, Paraguai e dos Estados Unidos, Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai. Estão previstas ainda três campanhas publicitárias para os mercados europeu, latino-americano e norte-americano. Todas as peças e ações de divulgação são um convite a conhecer os destinos incríveis disponíveis no Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.