Embarque Brasil

Setor hoteleiro comemora retomada: ocupação e 124 hotéis em construção animam para o verão

Ocupação de leitos de hospedagem cresce a cada mês, batendo índices até de 2019, o que desperta otimismo dos empresários do ramo
Augusto Miranda/MTur
A ocupação de leitos de hospedagem cresce a cada mês, batendo índices até de 2019

A retomada do turismo internacional no Brasil tem se consolidado em 2022, como demonstram os números de entrada de estrangeiros, gastos e malha aérea internacional.

Outro segmento que tem sentido essa recuperação é o hoteleiro. A ocupação de leitos de hospedagem cresce a cada mês, batendo índices até de 2019, o que desperta otimismo dos empresários do ramo, sobretudo pela chegada do verão.

No Nordeste, por exemplo, quatro em cada cinco vagas para turistas na rede hoteleira de São Luís estavam ocupadas em julho deste ano: a maior ocupação registrada desde o início da série histórica, iniciada há vinte anos.

Goiânia e Vitória são outros exemplos. Em 2021, as duas capitais foram as cidades que chegaram mais perto dos índices da receita por quarto disponível (RevPar) de 2019, com 92%. O RevPar é um dos principais indicadores de desempenho do mercado hoteleiro que mede a eficiência do estabelecimento.

O número de novos hotéis em construção no Brasil também demonstra horizonte promissor para o setor. De acordo com a 16ª edição do estudo “Panorama da Hotelaria Brasileira 2022”, realizada pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), estão em construção 124 hotéis espalhados em 93 cidades brasileiras, superando a marca de 18 mil quartos novos. Desse total, 38% dos hotéis estão em construção avançada e 62% em início de desenvolvimento: são R$ 5,3 bilhões a investimentos até 2026.

“São dados que confirmam o momento positivo do turismo nacional, gerando emprego e renda para quem trabalha e vive do turismo. Por isso, as ações internacionais de divulgação da Embratur, que foram intensificados no segundo semestre, são fundamentais para atingirmos resultados ainda melhores no futuro”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

O proprietário do Grupo Villa Hotéis em Pirenópolis (GO), Geovani Ribeiro, diz que notou o aumento na procura por hospedagens já no fim de 2021. “A gente percebe claramente uma recuperação do turismo, com um investimento muito grande do setor hoteleiro, dos restaurantes, dos bares. De um modo geral, estão todos investindo na estrutura para receber o turista porque percebeu que os empreendimentos que só tinham ocupação no fim de semana passaram a ter ocupação regular”.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH-GO), Fernando Carlos Pereira, recorda que o mercado estava aquecido em 2020, mas as restrições impostas pela pandemia impactaram diretamente o setor. De acordo com ele, as medidas emergenciais foram primordiais para a rápida recuperação sentida em 2022.

“A ABIH Nacional atua muito bem a nível Brasil, inclusive nos meios políticos, como Senado e Câmara Federal. No período da pandemia, a instituição teve uma atuação exemplar, que alcançou as ABIHs estaduais. Cada uma com sua expertise, defendeu o segmento hoteleiro nas respectivas regiões”, destaca Fernando Carlos Pereira.

Clique aqui para assistir ao vídeo e saber mais sobre a expansão do setor hoteleiro:

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.