Em alta

Número de vistos concedidos pelo Brasil a estrangeiros mais do que dobra em junho de 2022

Crescimento é mais um sinal da plena recuperação do turismo em 2022 e vai ao encontro das ações da Embratur de promover os destinos e produtos brasileiros mundo afora, despertando o interesse pelo país
Divulgação/Ministério das Relações Exteriores
O número também é superior ao apresentado em maio de 2022, quando 7.865 vistos foram concedidos

O interesse do estrangeiro em visitar o Brasil cresceu nos últimos meses e é mais um sinal da plena recuperação do turismo em 2022. Para se ter uma ideia da busca pelo país, o número de vistos concedidos em junho mais do que dobrou em relação ao mesmo mês de 2021: 8.752 contra 3.914. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores e divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra.

O ranking de países com mais vistos concedidos pelo Brasil tem como top-10 as seguintes nações: Angola, (1.606), China (794), Índia (716), Estados Unidos (465), Cuba (432), Afeganistão (406), Haiti (353), França (196), Alemanha (191) e Egito (142). O número também é superior ao apresentado em maio de 2022, quando 7.865 vistos foram concedidos.

Vale ressaltar que os países do Mercosul não precisam de visto para entrar no Brasil. Em 2019, também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país – atualmente, 101 nações não têm a necessidade de visto para visitar o Brasil.

Já os líderes da lista de permissões concedidas em junho, com exceção dos Estados Unidos, têm de cumprir a exigência. Os EUA aparecem na lista porque a dispensa de visto ocorre apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.

“Ampliar o interesse do viajante internacional pelo Brasil é um dos papéis da Embratur e estamos empenhados nisso. Colocamos em prática uma extensa agenda de ações no segundo semestre e temos certeza que elas serão decisivas para aumentar ainda mais o número de turistas estrangeiros no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Com o apoio do Sebrae, a Embratur marcará presença em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona, além de promover cinco roadshows pela Europa, em Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa. Também irá realizar press trips com jornalistas e influenciadores de Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai e Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai.

Estão previstas ainda duas campanhas publicitárias para os mercados europeu e latino-americano. As peças de divulgação são um convite a conhecer os destinos incríveis disponíveis no Brasil.

Retomada em alta

O número de chegadas de voos internacionais ao Brasil também demonstra que o turista estrangeiro está retornando ao país. Somente em agosto, foram 4.003 desembarques, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada em 2019 – o maior já registrado desde o início da pandemia. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.

A recuperação do turismo brasileiro também foi apontado no relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC). De acordo com o estudo, o Brasil subiu duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo em 2021. Na lista, o país aparece na 11ª posição (em 2019, estava na 13ª colocação).

Ainda conforme o levantamento, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados. Aproximadamente US$ 103,5 bilhões – 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021 – foram resultantes do território brasileiro.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.