A Embratur prestigiou a maior regata oceânica da América Latina que teve início no último sábado (24/09), em Fernando de Noronha (PE). O presidente da Agência, Silvio Nascimento, esteve ao lado do ministro do Turismo, Carlos Brito, durante a largada para a travessia de 300 milhas náuticas (560 quilômetros) rumo ao arquipélago pernambucano que reuniu 85 embarcações. A competição contou com apoio do MTur e faz parte dos esforços pela ampliação do mercado náutico no país.
O evento também serviu para coroar um grande momento para o setor. Isso porque a temporada 2022/2023 de cruzeiros no país deve ser a maior da última década, com um impacto econômico de R$ 3,8 bilhões e a geração de 48 mil empregos. No total, serão nove navios de cabotagem e 35 de longo curso (partindo de destinos internacionais). Juntos, eles ofertarão 780 mil leitos, contra 580 mil da temporada 2019/2020, antes da pandemia.
Além disso, o ministro Carlos Brito e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destacaram uma importante medida que ocorreu na semana passada: a redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior feitas por agências de viagens, operadoras e cruzeiros marítimos. Conforme a Medida Provisória 1.138, a diminuição – de 25% para 6% – começa a valer a partir de janeiro de 2023.
A redução do IRFF sobre remessas ao exterior de agências de viagens, operadoras e cruzeiros será válida por cinco anos e vai ocorrer de forma escalonada. Em 2023 e 2024 a alíquota será de 6%, e em 2025, 2026 e 2027 ela passará para 7%, 8% e 9%, respectivamente. A medida beneficia cerca de 35 mil empresas de todo o país e evita a perda de 358,3 mil empregos no ramo.
Agenda em Pernambuco
Durante a passagem por Pernambuco, Silvio Nascimento e Carlos Brito visitaram a cidade de Igarassu, no litoral no norte de Pernambuco. Eles se reuniram com representantes da Prefeitura Municipal e do trade turístico, para debater ações de desenvolvimento do setor na região. Também participou da agenda o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcos Sinamovic.
Nascimento também marcou presença na 4ª edição do Festival da Confecção de Cupira (PE), um dos grandes polos têxteis do estado. Com mais de 80 expositores, o evento contou com cerca de 15 mil visitantes.
*Com informações do MTur
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.