A Embratur prestigiou a maior regata oceânica da América Latina que teve início no último sábado (24/09), em Fernando de Noronha (PE). O presidente da Agência, Silvio Nascimento, esteve ao lado do ministro do Turismo, Carlos Brito, durante a largada para a travessia de 300 milhas náuticas (560 quilômetros) rumo ao arquipélago pernambucano que reuniu 85 embarcações. A competição contou com apoio do MTur e faz parte dos esforços pela ampliação do mercado náutico no país.
O evento também serviu para coroar um grande momento para o setor. Isso porque a temporada 2022/2023 de cruzeiros no país deve ser a maior da última década, com um impacto econômico de R$ 3,8 bilhões e a geração de 48 mil empregos. No total, serão nove navios de cabotagem e 35 de longo curso (partindo de destinos internacionais). Juntos, eles ofertarão 780 mil leitos, contra 580 mil da temporada 2019/2020, antes da pandemia.
Além disso, o ministro Carlos Brito e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, destacaram uma importante medida que ocorreu na semana passada: a redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior feitas por agências de viagens, operadoras e cruzeiros marítimos. Conforme a Medida Provisória 1.138, a diminuição – de 25% para 6% – começa a valer a partir de janeiro de 2023.
A redução do IRFF sobre remessas ao exterior de agências de viagens, operadoras e cruzeiros será válida por cinco anos e vai ocorrer de forma escalonada. Em 2023 e 2024 a alíquota será de 6%, e em 2025, 2026 e 2027 ela passará para 7%, 8% e 9%, respectivamente. A medida beneficia cerca de 35 mil empresas de todo o país e evita a perda de 358,3 mil empregos no ramo.
Agenda em Pernambuco
Durante a passagem por Pernambuco, Silvio Nascimento e Carlos Brito visitaram a cidade de Igarassu, no litoral no norte de Pernambuco. Eles se reuniram com representantes da Prefeitura Municipal e do trade turístico, para debater ações de desenvolvimento do setor na região. Também participou da agenda o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcos Sinamovic.
Nascimento também marcou presença na 4ª edição do Festival da Confecção de Cupira (PE), um dos grandes polos têxteis do estado. Com mais de 80 expositores, o evento contou com cerca de 15 mil visitantes.
*Com informações do MTur