Relacionamento

Roadshows da Embratur pela Europa somam mais de 1,2 mil rodadas de negócios e mais de 7 mil contatos realizados

Ações em parceira com o Sebrae passaram por Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres. Objetivo é aproximar os operadores internacionais dos destinos brasileiros

Divulgação/Embratur
Os eventos foram realizados nas cidades de Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres, entre os dias 14 e 22 de setembro

A Embratur proporcionou mais de 1,2 mil rodadas de negócios entre operadores de turismo da Europa e cooperados do trade do Brasil. O relacionamento foi feito durante os roadshows “Brazil Experience”, realizados nas cidades de Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres, entre os dias 14 e 22 de setembro.

Os eventos compõem um diverso rol de ações realizadas pela Embratur junto ao Sebrae. Nos roadshows, a aproximação de membros do trade nacional do internacional propiciou 7,3 mil contatos comerciais e a apresentação do Brasil para 461 profissionais europeus, que receberam capacitação sobre os atrativos oferecidos pelos destinos brasileiros.

Em Frankfurt, 107 operadores de turismo locais participaram do roadshow, o maior número entre as cidades da Europa. Na sequência, vieram Madri (103), Lisboa (93), Paris (83) e Londres (81).

Segundo o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, os roadshows são de extrema importância para a atração de turistas ao Brasil. “A cada reunião com operadores e agentes estrangeiros confirmamos a eficácia das capacitações e das rodadas de negócios. Buscamos colocar o Brasil na prateleira dos principais mercados emissores de turistas ao país e, por isso, além de roadshows estamos iniciando uma grande campanha publicitária que irá evidenciar ainda mais nossos destinos e produtos na Europa”, reforçou Nascimento.

Estiveram ao lado da Embratur na divulgação de destinos e produtos brasileiros órgãos e entidades da administração pública, empresas que atuam na comercialização de produtos e destinos turísticos com registro ativo no Cadastur, Convention & Visitor Bureaus, operadores de turismo, representantes do setor hoteleiro, entidades nacionais de promoção e companhias aéreas.

A gerente de Mercado Internacional da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, Célia de Andrade, esteve presente nas rodadas de negócios pela Europa. De acordo com ela, o formato do evento é assertivo. “Os roadshows permitem um contato mais direto com os agentes internacionais e isso é muito produtivo. Sem contar que os participantes vão ao evento já pensando no Brasil, o que não ocorre em feiras, quando há muitos países envolvidos”, avaliou Célia.

Para Thiago Azeredo, da operadora de viagens Journeys DMC Brasil, que também participou do evento como cooperado da Embratur, o nível dos operadores europeus presentes contribuiu para o sucesso da ação. “Foi excelente a iniciativa, os lugares escolhidos foram maravilhosos e a organização fantástica. O Brasil foi apresentado de forma elegante e na medida certa. A convocatória também foi excelente, com agentes de viagem e operadores interessados, interlocutores de alto gabarito e que vão efetivamente fazer um trabalho de qualidade para venda dos destinos e atrativos do Brasil”.

Primeiro semestre nas Américas

Realizados na América do Sul no início de junho, os roadshows “Brasil Experience” capacitaram mais de 650 profissionais do setor, com mais de 1 mil rodadas de negócios, o que representou cerca de dez mil contatos comerciais realizados entre os operadores brasileiros e estrangeiros participantes. Os eventos passaram por Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia.

Já na América do Norte, o Brazil Experience desembarcou em Miami, Los Angeles, Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, e em Toronto, no Canadá. A ação resultou na capacitação de 524 operadores do trade local, com quase 950 rodadas de negócios e mais de 7 mil contatos comerciais.