Em Buenos Aires
FIT America Latina aproxima turismo de Brasil e Argentina e GOL anuncia incremento de voos semanais em 83%
Embratur buscou parcerias estratégicas e debateu com grupos locais a importância da ampliação da conectividade aérea

A Embratur encerrou, nesta terça-feira (04/10), sua participação na Feira Internacional de Turismo (FIT), a mais importante do setor na América Latina. Durante os quatro dias do evento, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo participou de diversas reuniões estratégicas para a promoção do Brasil na Argentina, com o objetivo de alavancar a entrada de argentinos no país.
Entre as articulações da Agência em Buenos Aires, destaca-se a reunião com executivos da companhia aérea GOL. Após destacar a importância de uma conectividade aérea robusta para o turismo, a diretora de Marketing da Embratur, Karisa Nogueira, recebeu a informação que a GOL vai aumentar o número de voos semanais entre Brasil e Argentina de 42 para 77 até o final de 2022. O número é superior ao registrado em janeiro de 2019, quando a companhia operava com 63 voos semanais da Argentina para o Brasil.
“Finalizamos o evento com a certeza de sucesso. Foram dias intensos, de muito trabalho, mas com novos negócios gerados e a segurança de que a Embratur mostrou ao visitante, aos parceiros, às empresas e aos investidores que o Brasil é um país sensacional”, afirmou Karisa Nogueira. “Nos reunimos com empresas do trade turístico argentino, concedemos entrevistas para importantes veículos da imprensa local e estreitamos a parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires”, resumiu.
De acordo com o gerente Internacional da GOL, Luiz Teixeira, “o Brasil é percebido como um destino com enorme potencial em termos comerciais”. A primeira frequência será Córdoba-São Paulo e Rosário-São Paulo, com início nos dias 22 e 28 de novembro, respectivamente. Mas Teixeira também ressaltou o interesse em ampliar os voos para o Nordeste. “É uma região estratégica, pelo interesse dos principais públicos, como Estados Unidos e Argentina.”
Atualmente, o Brasil recebe 221 voos semanais da Argentina. Em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, a rota Brasil-Argentina contava com 336 voos semanais.
A malha aérea internacional do Brasil tem demonstrado força e atingiu, em agosto, o maior volume desde 2019. O número de chegadas de voos internacionais ao país chegou a 4.003, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada no mesmo período de 2019. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.
Aproximação com o trade e Embaixada
Na segunda-feira (03/10), Karisa Nogueira reuniu-se com membros do Comitê Visit Brasil da Argentina. O grupo atua para estimular a emissão de turistas argentinos para o Brasil e é formado por representantes de operadoras de turismo, companhias aéreas e redes hoteleiras.
Os temas centrais da reunião giraram em torno da importância de ampliar a conectividade aérea entre os países e maior investimento em promoção e divulgação por parte dos players do setor no país vizinho. A intenção da Embratur e do Visit Brasil da Argentina é ligar mais cidades argentinas a mais destinos brasileiros, além de manter divulgação constante no país.
Em relação às ações de promoção na Argentina, a diretora Karisa Nogueira reforçou que a Embratur encerrará o ano de 2022 com três campanhas publicitárias no país, além de três press trips com jornalistas argentinos da região e um roadshow.
Karisa Nogueira também visitou a Embaixada do Brasil na Argentina. No encontro com o embaixador Reinaldo Salgado foram discutidas estratégias conjuntas para intensificar o fluxo de turistas argentinos no Brasil.
“São países irmãos e historicamente os maiores emissores de turistas internacionais de um para o outro. Nosso objetivo na FIT deste ano é nos aproximarmos ainda mais das operadoras locais neste momento de recuperação do setor”, reforçou Karisa Nogueira. O embaixador Salgado afirmou que a presença da Embratur e seus coexpositores no evento contribuem para a retomada e ratificou o apoio da Embaixada às ações promocionais no país vizinho.
Aproximação
Ainda durante a FIT América Latina, no domingo (02/10), Karisa Nogueira reuniu-se com José González, presidente da Associação Argentina de Operadoras de Viagens e Turismo (AAOVYT). Durante o encontro, a diretora da Embratur apresentou as principais ações que a Agência vem realizando no país neste momento de retomada do turismo internacional.
Durante a reunião, Nogueira e González discutiram estratégias para a promoção de destinos nos dois países a fim de fortalecer ainda mais a relação entre o Brasil e as operadoras de turismo argentinas. “As campanhas promocionais que a Embratur está realizando são fundamentais e estamos dispostos a colaborar no que for possível”, assegurou González.
Contato com a mídia
Além das reuniões com membros do trade turístico sul-americano e das rodadas de negócios entre os operadores do Brasil e da América do Sul, a feira é um espaço importante para apresentar a veículos de comunicação de outros países os potenciais turísticos do Brasil e as ações da Embratur para atrair turistas estrangeiros ao país.
Dentre as diversas entrevistas, foram atendidos o Voy de Viaje (suplemento de viagem do Grupo Clarín), Travel 2 Latam (portal do trade turístico internacional), Cambio de Aire (portal focado nas áreas VIPs dos aeroportos e terminais argentinos), Radio TV Turística (conglomerado de cinco veículos de imprensa), Réport News (meio do trade turístico da Argentina e do Brasil), Mensajero Turístico (um dos cinco veículos impressos de turismo mais importantes do setor) e Grupo Clarín (veículo de imprensa mais importante do país).











Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias