A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e seus coexpositores iniciam, nesta terça-feira (11/10), a participação na IMEX America 2022. A feira ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, e é considerada a principal oportunidade de negócios na indústria de reuniões do país. O foco da Agência será ratificar o Brasil como destino consolidado para a realização de eventos internacionais.
A programação da IMEX America vai até quinta-feira (13/10) e contará com milhares de planejadores de eventos, compradores e fornecedores dos EUA e do mundo. Além da Embratur, o estande de divulgação do Brasil contará com 13 coexpositores entre destinos, entidades de captação e promoção de eventos no Brasil, além de operadores de turismo.
O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, estará presente no evento. De acordo com ele, a feira em Las Vegas é uma oportunidade única de atrair novos eventos e negócios para o Brasil. “Estaremos diante de parceiros estratégicos e teremos acesso a diferentes áreas de negócios. Vamos focar nossa divulgação nas pautas positivas como a isenção de visto para diversos países presentes. Isso vai potencializar a vinda dos mais diversos turistas do segmento, como grupos de incentivos, participantes de congressos, viajantes de negócios e os novos nômades digitais”, adianta Nascimento, que estará acompanhado de Karisa Nogueira, diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência.
O Brasil possui, atualmente, uma lista de 101 países que não precisam de visto para visitar o território nacional, entre eles os Estados Unidos, país anfitrião do evento.
A IMEX America oferece um amplo ambiente para fomentar o contato do trade turístico mundial, com mais de 2 mil participantes de quase 200 países. O evento permite ações dos expositores, alcançando negócios sólidos durante três dias por meio de posicionamento do destino, contato com parceiros estratégicos e fornecedores, acesso a diferentes áreas de negócios e realização de lançamentos especiais, contemplando diversos nichos da indústria do turismo de negócios e eventos.
Turismo de negócios
A retomada dos eventos corporativos, na forma presencial, já é uma realidade e tem impulsionado o turismo no Brasil. Segundo levantamento da FecomercioSP, feito em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), o setor faturou no mês de julho R$ 5,78 bilhões. O montante representa uma alta de 38,7% em comparação com o mesmo período de 2021 e se aproxima do faturamento contabilizado em julho de 2019.
Conforme a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).
Em 2021, o faturamento total alcançou R$ 4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,705 bilhões).
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021. Já no Estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39.