Feira internacional

Embratur celebra participação na IMEX America

Nos últimos três dias, a Agência realizou reuniões, encontros e promoveu ações para divulgar o Brasil em uma das mais importantes feiras do segmento de turismo de negócios e eventos
Sérgio Moura/Embratur
Comitiva da Embratur realizou reuniões, encontros e promoveu ações para divulgar o Brasil em uma das mais importantes feiras do segmento de turismo de negócios e eventos

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) encerrou sua participação na IMEX America, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (13/10). Nos últimos três dias, a Agência realizou reuniões, encontros e promoveu ações para divulgar o Brasil em uma das mais importantes feiras do segmento de turismo de negócios e eventos.

“Tivemos mais de 20 reuniões para discutir o turismo brasileiro e novas oportunidades. Os nossos 14 expositores realizaram mais de 500 atendimentos, gerando negócios e novas parcerias para o setor”, comemora o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Somente os atendimentos e tratativas efetuadas pela Agência geram a expectativa de incrementar a entrada de visitantes estrangeiros do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) em 16 mil pessoas nos próximos cinco anos.

A Embratur também realizou dez capacitações, que contaram com a presença de mais de 100 profissionais do turismo mundial. “Todos interessados em conhecer mais sobre o Brasil e todo potencial que o nosso país possui no segmento MICE, que é o foco desta feira”, atesta Nascimento.

Nesta edição, a Embratur contou com um estande de 140m² na IMEX America. Ao longo da programação, a Agência promoveu encontros e capacitações para os participantes da feira, com foco em divulgar informações do Brasil e atrair a realização de eventos no país. O estande também contou, diariamente, com ações de degustação de comidas e bebidas típicas do Brasil.

A agenda do presidente Silvio Nascimento também contou com diversas entrevistas concedidas à imprensa especializada internacional, além de encontros com operadores de turismo e outros membros do trade turístico.

Como de costume, a Embratur levou coexpositores à IMEX America, possibilitando ao trade brasileiro trocar informações, divulgar em primeira mão seus ativos e destinos e especialmente fazer negócios.

Além do presidente da Embratur, participaram da IMEX America 2022, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, o gerente de Eventos e Feiras, Paulo Neves, e os expositores: Sheraton São Paulo, Be Brazil Travel Partners, Mato Grosso, Blumar, Rio Grande do Norte, Brazil Sensations, Rio CVB, AS Brazil, São Paulo CVB, São Sebastião, Elcotour Brazil Tour Specialists, Foz do Iguacu, Fairmont Rio de Janeiro e One Event.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.