Conectividade

Embratur avança em negociações para aumentar malha aérea internacional do Brasil

Durante evento em Las Vegas (EUA), Agência realiza reuniões com diversos players do setor aéreo para garantir o aumento de rotas ao país
Divulgação/Embratur
A companhia portuguesa TAP reforçou a intenção de aumentar as frequências de voos para o Brasil em 2023

A Embratur intensificou as tratativas para ampliar a conectividade do Brasil com o mundo, neste domingo (16/10), durante a Routes World 2022. O fórum ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, e reúne a comunidade internacional de desenvolvimento de rotas aéreas.

A malha aérea internacional do Brasil está em plena recuperação e, no último mês, praticamente igualou a capacidade que exibia em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19 – chegou a 94,74% da operação. Diante desse cenário, a Embratur segue empenhada em aumentar as rotas entre o território nacional e os mais variados destinos internacionais.

No primeiro dia de atividades do evento, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, se reuniu com os diretores comerciais do Rio-Galeão, Patrick Fehring, e do Guarulhos Airport, João Pita, com o diretor comercial do Escritório Nacional Marroquino de Turismo (ONMT), Hatim El Almi, com representes do BH AirPorts, além de executivos da Jetsmart Linhas Aéreas e da Viva Air Colômbia, ambas companhias low coast que atuam na América do Sul, e da TAP Portugal.

“Nossa missão aqui é buscar a consolidação de novas rotas para o Brasil, aumentando o número de turistas estrangeiros e fomentando o desenvolvimento da malha aérea internacional”, explicou Silvio Nascimento. “Tivemos excelentes conversas e temos certeza que a conectividade do Brasil com o mundo será reforçada”, completou.

As reuniões

Durante a conversa com representante do Rio-Galeão, o presidente da Embratur reforçou que o estado tem sido destacado nas campanhas de promoção da Agência e que o aeroporto internacional fluminense tem potencial para receber ainda mais viajantes internacionais, a exemplo do que ocorre em Guarulhos (SP).

Já na conversa com Guarulhos, Nascimento ouviu as estratégias de incentivo adotadas pelo aeroporto para a vinda de novas rotas, que consiste na diminuição do custo operacional para as empresas aéreas. O presidente da Embratur colocou a Agência à disposição para contribuir para a promoção do destino e para o acréscimo na vinda de turistas.

Ainda no evento, Silvio Nascimento se reuniu com representes do BH AirPorts. A pauta foi o aumento do número de voos para Minas Gerais, estado com grande potencial para o turismo cultural e de aventura.

Seguindo a agenda de reuniões estratégicas na Routes World, a Agência se reuniu com o diretor comercial do Escritório Nacional Marroquino de Turismo (ONMT), Hatim El Almi. O intuito do encontro foi aumentar a promoção entre os dois países por meio da conectividade aérea. Os representantes do ONMT informaram que a Royal Air Marrocos retomará seus voos para o Brasil ainda no primeiro semestre de 2023.

Na última reunião deste domingo, Nascimento debateu a importância do mercado brasileiro para a companhia aérea portuguesa TAP que, na ocasião, reforçou a intenção de aumentar as frequências de voos para o Brasil em 2023. Além disso, foram discutidas ações para incrementar a malha aérea no país em outros aeroportos brasileiros como o de Recife e Manaus.

Agenda no Routes World 2022

A Embratur segue em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (17/10), para continuar as negociações para ampliar a malha aérea internacional do Brasil. A comitiva da Agência conta com o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, acompanhado do assessor da Presidência, Rafael Luisi, e da supervisora da Gerência de Assessoria Internacional, Daniela Reple.

Malha em crescimento

O número de desembarques internacionais no Brasil chegou, em setembro de 2022, a 4.247, o que configura um acréscimo de 6,09% em relação a agosto, o maior registrado até então (4.003). Se comparado ao mês de setembro de 2021, o aumento foi de 123,65% nas conectividades internacionais.

De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, de janeiro a setembro de 2022, 84 novos voos entraram em operação e outras 107 frequências foram adicionadas à relação. Ainda conforme dados da Embratur, até junho de 2023, há previsão de 106 novos voos para o Brasil, além de outras 101 frequências adicionais.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.