No Japão

Colaborador da Embratur representa o Brasil em Mundial Paralímpico

Além de competir, Antônio Marcos irá divulgar ações da Embratur e promover o Brasil internacionalmente

Divulgação/Embratur
Um dos representantes do país é o colaborador da Embratur, Antônio Marcos do Carmo, que disputa a categoria Hansa 303 masculino

O Brasil está presente no Campeonato Mundial de Vela Paralímpico, na cidade de Hiroshima, no Japão. Desta quinta-feira (20/10) até o domingo (23/10), mais de 100 velejadores de 11 países vão disputar o título do Para World Sailing Championship. Um dos representantes do país é o colaborador da Embratur, Antônio Marcos do Carmo, que disputa a categoria Hansa 303 masculino.

Desde o início da semana, Antônio Marcos tem feito divulgação do Brasil por meio de materiais publicitários, como adesivos e outdoors para alavancar a atração de turistas japoneses. Além dele, a velejadora Paula Gonçalves Marques representa o Brasil no torneio. “A Embratur apoia o esporte e ter um barco com nossa marca no Japão é um privilégio”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, é um dos entusiastas da competição. De acordo com ele, a presença de vários países comprova o sucesso do evento e incentiva a prática do esporte paralímpico. “Estou convencido de que os muitos participantes de todo o mundo reunidos em Hiroshima inspirarão e incentivarão as pessoas com suas vidas brilhantes e ajudarão o Japão a desenvolver uma sociedade em que a diversidade seja respeitada.”

Vale ressaltar que turismo, lazer e cultura estão entre os diretos das pessoas com deficiência que devem ser assegurados pelo Estado, pela sociedade e pela família, conforme consta no capítulo 2 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A nível mundial, a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2012) estima que mais de 1 bilhão de pessoas possuam algum tipo de deficiência.

Jogos Olímpicos

De olho no mercado asiático, a Embratur também realizou, entre 22 de julho e 12 de agosto de 2021, durante os Jogos Olímpicos disputados no Japão, uma campanha publicitária para promover os destinos turísticos brasileiros. Com o conceito “O Japão é sempre bem-vindo no Brasil”, a Agência promoveu o Brasil nas redes sociais, banners de internet e um painel em LED (Digital Out of Home), em Tóquio, estão apresentados elementos da flora e da fauna brasileiras feitos de origami.

Entre os atrativos também destacados pela Embratur está, a isenção de visto para os viajantes japoneses que sonham em conhecer o Brasil. A medida, adotada em 2019, é defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país. Turistas da Austrália, Canadá e dos Estados Unidos também são contemplados.