Ter equipamentos turísticos eficientes são pilares para o desenvolvimento do turismo de uma região e o Brasil tem se destacado neste quesito. Prova disso são os reconhecimentos recentes, quando hotéis foram premiados internacionalmente, aeroportos listados entre os mais pontuais do mundo e destinos incluídos entre os mais sustentáveis.
“As chancelas de importantes instituições relevantes ajudam e muito a Embratur em seu ofício de promoção internacional. O Brasil tem diferenciais únicos no mundo e sempre iremos enaltecer a nossa cultura, diversidade e hospitalidade”, diz o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A 25ª edição do prêmio Readers´Choice Awards, concedido pela revista Condé Nast Traveler, aponta seis hotéis brasileiros classificados entre os melhores da América do Sul. As acomodações destacadas estão situadas em duas cidades: em São Paulo, a lista é composta por Rosewood (8º), Tivoli Mofarrej (12º) e Hotel Fasano (15º); já no Rio de Janeiro, foram premiados o Copacabana Palace (9º), o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (16º) e o The Carioca (20º).
Também no último mês, dez destinos brasileiros compuseram um ranking dos 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito pela organização holandesa Green Destinations. As cidades de Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC) preenchem a lista.
Ainda em setembro, dois aeroportos brasileiros apareceram na lista dos 20 mais pontuais do mundo. O relatório do desempenho de pontualidade produzido mensalmente pelo Official Aviation Guide (OAG) destaca os aeroportos de Teresina (PI), que conquistou a 16ª posição, com 95% das partidas consideradas pontuais, e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO), que alcançou pontualidade de 94,6% das partidas, em 20º lugar.
A pontualidade e os equipamentos turísticos reconhecidos como pontos fortes contribuem também para o incremento da malha aérea brasileira, que está em constante crescimento em 2022. A conectividade do Brasil com o mundo atingiu 94,74% dos níveis pré-pandemia em setembro deste ano. Foi o melhor resultado desde o fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No último mês, o número de desembarques internacionais chegou a 4.247, o que configura um acréscimo de 6,09% em relação a agosto, o maior registrado até então (4.003).
O reflexo deste bom momento para o turismo está estampado em dados recentes que estão sendo divulgados. Em setembro deste ano, os turistas estrangeiros registraram um gasto histórico no Brasil. Ao todo, eles deixaram US$ 416 milhões no país, de acordo com o Banco Central. O montante representa o melhor resultado para o mês desde setembro de 2016, ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que registrou US$ 446 milhões em receitas.
Outro desempenho que reflete a curva favorável ao turismo é o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em 2022. Somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo, de acordo com dados da Polícia Federal. O número é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.
A expectativa é de números ainda mais expressivos no último trimestre. Além do verão brasileiro historicamente aquecido, a entrada de turistas estrangeiros será impulsionada pela maior temporada de cruzeiros da história. Serão oito navios de cabotagem, 35 de longo curso e 674 mil leitos disponíveis. Em quase seis meses de operação, a expectativa é de que o período conte com cerca de 330 mil desembarques de estrangeiros no país.