Brasília, 26/10/2022 – A Embratur inicia nesta quarta-feira (26/10) sua participação na 38ª Convenção Global Anual da IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+). O evento em Milão, na Itália, é considerado o principal do mundo no segmento por oferecer negócios entre compradores e fornecedores, além de sessões educacionais e oportunidades de networking. Ao todo, são mais de 500 profissionais inscritos de 39 países.
O gerente de Eventos e Feiras da Embratur, Paulo Neves, que representa o presidente da Agência no evento, destaca que a Embratur terá a chance de mostrar ao mundo experiências de sucesso e que o Brasil está aberto e preparado para receber o público LGBTQIA+.
Durante os quatro dias da convenção, a Embratur contará com um espaço físico de exposição, no qual irá apresentar locais de natureza, acomodações e festas consolidadas no país como atrativos (Carnaval, Réveillon e um cruzeiro voltado para esse público). No mesmo espaço, haverá a conexão entre compradores e fornecedores de turismo ligados ao segmento LGBTQIA+, por meio de QR Code.
Vale ressaltar que, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da IGLTA, esse público responde por 10% dos viajantes globais, com taxa de crescimento de 11% ao ano, e gastos 30% a mais quando comparado a outros viajantes.
O Brasil é o 2º colocado da América do Sul na lista de destinos mais seguros para os viajantes LGBTQIA+, conforme pesquisa a Asher & Lyric, atrás do Uruguai. O país também é o 2º maior mercado para o segmento, com faturamento de US$ 26,8 bilhões, atrás apenas dos Estados Unidos, com US$ 63,1 bilhões.
“A presença da Embratur na convenção mostra que o Brasil está preparado para receber bem esse mercado tão potencial e amplia nossas ações de promoção do turismo”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Conferência no Brasil
Em agosto deste ano, a Embratur também apoiou o maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo, a 6ª Conferência Internacional da Diversidade. Na ocasião, Paulo Neves abordou a retomada do turismo internacional no Brasil e destacou como turistas LGBTQIA+ têm sido um ativo importante na economia do setor.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.