Brasília, 31/10/2022 – Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os produtos e destinos do Brasil, a Embratur inicia, nesta terça-feira (1º/11), mais uma Famtour. Desta vez, 12 profissionais do Uruguai serão conduzidos a experiências focadas no segmento de natureza e ecoturismo nas cidades de Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul (Aparados da Serra), todas no Rio Grande do Sul.
A ação ocorre em parceria com o Sebrae e permite aos operadores acumularem mais elementos para comercializar o produto ou destino brasileiro desejado. Isso ocorre por meio de visitas técnicas e rodadas de negócios entre instituições do turismo local e internacional. A programação encerra no próximo domingo (6/11).
O roteiro contempla passagens pelo Vale dos Vinhedos, pela Vinícola Miolo e ao Parque Nacional dos Aparados da Serra Tour, onde os profissionais de turismo viverão experiências no Canion Itaimbezinho – uma das mais exuberantes paisagens brasileiras, com trilha de 6km. Haverá ainda City Tour com visita à Igreja Matriz de São Pedro e caminhada em Gramado e Canela, com parada nos principais pontos turísticos. O tour, que será feito de van, passa por: Lago Negro, Museu do Automóvel, Mini Mundo, Rua Torta, Avenida das Hortênsias, Lago Joaquina Rita Bier, e visita ao cinema do museu de Gramado e Cristais de Gramado. Além disso, os operadores terão acesso à 34ª edição da Feira Internacional de Viagens e Turismo, uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, em Gramado.
O Uruguai compõe o Top-5 de emissores de turistas para o Brasil, ao lado de Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Chile. “Trata-se de um mercado importante e, com essa Famtour, vamos ampliar a prateleira dos destinos comercializados pelos operadores, apresentando diferenciais que eles vão vivenciar nas visitas técnicas”, assegura o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Outras experiências
A primeira Famtour realizada pela Embratur em 2022 ocorreu entre os dias 22 e 27 de setembro. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
A segunda viagem de familiarização ocorreu entre os dias 3 e 9 de outubro, no Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado (Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty. Na ocasião, 15 operadores de turismo italianos passaram sete dias visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além de terem contato constante com a gastronomia e cultura local.
A terceira teve Minas Gerais (Cidades Históricas) como sede. Entre os dias 18 e 23 de outubro, operadores da França usufruíram dos atrativos de municípios como Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas. Outras seis famtours estão programadas para ocorrer até 2024.