VISITA TÉCNICA

Operadores de turismo do Uruguai visitam o Rio Grande do Sul em nova Famtour da Embratur

Entre os dias 1º e 6 de novembro, os profissionais sul-americanos farão visitas técnicas em roteiro baseado na natureza e no ecoturismo, além de participar de rodadas de negócios com o trade local
Renato Soares/MTur Destinos
Cachoeiras dos Venancios, em Cambara do Sul (RS)

Brasília, 31/10/2022 – Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os produtos e destinos do Brasil, a Embratur inicia, nesta terça-feira (1º/11), mais uma Famtour. Desta vez, 12 profissionais do Uruguai serão conduzidos a experiências focadas no segmento de natureza e ecoturismo nas cidades de Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul (Aparados da Serra), todas no Rio Grande do Sul.

 

A ação ocorre em parceria com o Sebrae e permite aos operadores acumularem mais elementos para comercializar o produto ou destino brasileiro desejado. Isso ocorre por meio de visitas técnicas e rodadas de negócios entre instituições do turismo local e internacional. A programação encerra no próximo domingo (6/11).

 

O roteiro contempla passagens pelo Vale dos Vinhedos, pela Vinícola Miolo e ao Parque Nacional dos Aparados da Serra Tour, onde os profissionais de turismo viverão experiências no Canion Itaimbezinho – uma das mais exuberantes paisagens brasileiras, com trilha de 6km. Haverá ainda City Tour com visita à Igreja Matriz de São Pedro e caminhada em Gramado e Canela, com parada nos principais pontos turísticos. O tour, que será feito de van, passa por: Lago Negro, Museu do Automóvel, Mini Mundo, Rua Torta, Avenida das Hortênsias, Lago Joaquina Rita Bier, e visita ao cinema do museu de Gramado e Cristais de Gramado. Além disso, os operadores terão acesso à 34ª edição da Feira Internacional de Viagens e Turismo, uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, em Gramado.

 

O Uruguai compõe o Top-5 de emissores de turistas para o Brasil, ao lado de Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Chile. “Trata-se de um mercado importante e, com essa Famtour, vamos ampliar a prateleira dos destinos comercializados pelos operadores, apresentando diferenciais que eles vão vivenciar nas visitas técnicas”, assegura o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 

Outras experiências

 

A primeira Famtour realizada pela Embratur em 2022 ocorreu entre os dias 22 e 27 de setembro. Nela, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.

 

A segunda viagem de familiarização ocorreu entre os dias 3 e 9 de outubro, no Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado (Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty. Na ocasião, 15 operadores de turismo italianos passaram sete dias visitando cartões postais como Pão de Açúcar e Cristo Redentor, passeando de camionete por cachoeiras e alambiques, conhecendo parques nacionais com direito a trekking pela Mata Atlântica, além de terem contato constante com a gastronomia e cultura local.

 

A terceira teve Minas Gerais (Cidades Históricas) como sede. Entre os dias 18 e 23 de outubro, operadores da França usufruíram dos atrativos de municípios como Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas. Outras seis famtours estão programadas para ocorrer até 2024.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.