O Brasil estará representado na Copa do Mundo do Catar não só pela Seleção Brasileira, mas também pelas ações preparadas pela Embratur para promover destinos e produtos do país durante todo o período do Mundial bem no coração da competição: a cidade de Lusail. Enquanto Neymar, Vinicius Jr e todo o elenco brasileiro estiver em campo, duas mega torres, quatro telões e 14 outdoors digitais ao redor do Estádio Lusail vão contribuir para aproximar os viajantes internacionais de destinos incríveis do Brasil.
“A expectativa do Catar é recepcionar cerca de 1,2 milhão de turistas estrangeiros em quatro semanas e o Brasil estará próximo a eles com as ações da Embratur. Nossa previsão é que alcancemos aproximadamente 300 milhões de impactos durante o Mundial”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Tenho certeza que com nossas belezas expostas vamos ampliar a entrada de turistas internacionais no Brasil”, confia.
A campanha da Embratur de promoção do Brasil no país da Copa ocorre entre 21 de novembro e 18 de dezembro (dia do encerramento do Mundial). A cidade Lusail está preparada para receber alguns dos jogos mais esperados do torneio, incluindo partidas da fase de grupos com Argentina, Brasil, Portugal, México e Arábia Saudita, assim como a final da Copa do Mundo e jogos de todas as fases de mata-mata. O estádio Lusail é o maior do Catar, com capacidade para 80 mil torcedores e está no coração da experiência dos fãs da Copa do Mundo.
As peças publicitárias convidam o turista internacional a visitar um “destino campeão” e promovem os segmentos de sol e praia, natureza e aventura.
A Embratur também vai realizar ações de divulgação do Brasil em Dubai, a menos de 700km do Catar. Isso porque a cidade dos Emirados Árabes é consagrada pelo turismo mundial, possui excelente infraestrutura e reconhecida como um dos locais mais seguros para viajar. Durante a competição, a tendência é que Dubai receba um grande número de viajantes que vão à Copa, mas que vão preferir se hospedar e usufruir dos atrativos do emirado.
A iniciativa da Embratur em Dubai envolve peças publicitárias no Aeroporto Internacional – importante hub da aviação no Oriente Médio – e inserções em telas de elevadores de prédios arranha-céus. Especialmente para o Google, será produzido um vídeo especial do Brasil para a divulgação no Youtube do Catar e de Dubai.
A Copa do Mundo começa no próximo dia 20, com a partida Catar x Equador, no Estádio Al Bayt, a partir das 13h (horário de Brasília). O primeiro jogo do Brasil está marcado para o dia 24, às 16h (horário de Brasília), diante da Sérvia. O duelo ocorre no Estádio Lusail.
Brasil e Emirados Árabes
Em busca de ampliar a entrada de estrangeiros no Brasil e focada em mercados estratégicos, a Embratur se tornou, em agosto, membro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). A parceria válida por um ano envolve ações de atração de turistas árabes, articulação e intermediação da CCAB junto aos operadores e players do setor de turismo em todos os países da região, além de um amplo pacote de benefícios junto aos demais associados.
A previsão é que os turistas dos Emirados Árabes gastem US$ 200 bilhões com turismo em 2024 e o Brasil entende esse mercado como estratégico para fomentar o turismo no Brasil. Além da parceria com a CCAB, a Embratur também já realizou uma press trip com jornalistas e influenciadores de Dubai, esteve presente na Expo Dubai e participou da 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. A Agência também atua junto às companhias aéreas para aumentar a oferta de voos entre os países árabes e o Brasil.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.