Brasília, 07/11/2022 – A Embratur e seus 35 coexpositores iniciam nesta segunda-feira (07/11) a participação na World Travel Market (WTM), evento global de viagens e turismo que ocorre em Londres, na Inglaterra, até a próxima quarta-feira (09/11). Trata-se de uma das maiores feiras mundiais do setor na qual os maiores nomes da indústria do turismo podem se conectar e interagir para encontrar novas maneiras de crescer e desenvolver seus negócios.
De acordo com a organização da WTM, serão mais de 3 mil expositores de 100 países distintos, o que configura milhares de profissionais ligados ao turismo reunidos. “A WTM é um dos principais eventos do calendário de feiras do setor, porque oferece excelentes oportunidades de negócios. A Embratur vai reforçar a promoção dos segmentos ecoturismo e aventura e cultura, pois são os mais ofertados no Reino Unido, além de sol e praia, que aparece nas viagens em momentos de pausa entre deslocamentos”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Os estudos do perfil do mercado apontam o interesse do consumidor britânico por experiências autênticas, nas quais o turista percebe benefícios na escolha de determinado destino. Nesse sentido, a Embratur pretende destacar a possibilidade de customização de roteiros, com oportunidades de interação local. Vale ressaltar que o Reino Unido foi o 9º maior emissor de turistas para o Brasil em 2020 (48.595 turistas) com gasto médio de US$ 110,33 (negócios) e US$ 63,87 (lazer). Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 43,9% dos britânicos que visitam o Brasil é cultura e sol e praia 28,2%.
Durante os três dias na feira, a comitiva da Embratur vai realizar reuniões importantes com fornecedores e compradores turísticos europeus, conceder entrevistas para a imprensa local a fim de explanar as ações da Agência na promoção do Brasil, além de apresentar ao público final, o turista, um pouco das características do povo brasileiro, com música ao vivo e contato com a gastronomia.
Embratur na Europa
Além da presença na feira, a Embratur já promoveu os destinos e produtos do Brasil na Europa em 2022 com outras ações. Em setembro, a Agência realizou uma série de roadshows passando por Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres. No mês seguinte, trouxe operadores de viagens da Itália ao Brasil para vivenciar experiências no Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado, com direito a rodadas de negócios com o trade local.
Agora, em novembro, a Embratur também iniciou a campanha publicitária na Europa, mostrando que o Brasil é muito mais do que os europeus imaginam. O objetivo é diversificar as opções para os viajantes estrangeiros, mostrando opções de destinos de sol e praia, natureza, cultura, entre outros.