Brasília, 12/11/2022 – A Embratur e seus 14 coexpositores encerraram, neste sábado (12/11), a participação na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR). No último dia do evento que reuniu os principais agentes do setor na América do Sul, o destaque foi a realização do 5º Fórum do Mercosul – Agenda 2030: Turismo Sustentável. A Agência recebeu ainda um prêmio de reconhecimento pela participação na 17ª edição do evento.
O Fórum organizado pela Associação das Agências de Turismo (ASATUR) contou com a presença da ministra do Turismo do Paraguai, Sofía Montiel. O turismo sustentável é sempre destacado pela Embratur em suas ações de promoção e o Brasil tem sido reconhecido por isso. Em outubro, dez destinos brasileiros compuseram um ranking dos 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito pela organização holandesa Green Destinations. Veja as cidades neste link neste link.
Além da participação no Fórum, a agenda da Embratur no último dia de FITPAR teve programações culturais e gastronômicas e atendimentos constantes no estande, ao lado dos 14 coexpositores. A Agência também realizou um workshop de capacitação onde mostrou uma “forma diferente de conhecer o Brasil”, por meio de seus seis biomas naturais.
A exposição teve como foco apresentar o Brasil sob o aspecto ecológico e natural. Também foi dada ênfase às culturas de cada setor e às alternativas de destinos turísticos que são oferecidos nesses locais.
O assessor da presidência da Embratur, Rafael Luisi, ainda foi entrevistado pela Rádio Latina 97.1 FM. Ele enfatizou a importância da presença do Brasil na FITPAR, mostrando que o Brasil está aberto aos turistas vizinhos e destacou a gastronomia e os premiados vinhos brasileiros como atrativos além das praias.
Já no primeiro dia, Luisi falou sobre os destinos brasileiros a outros veículos locais de comunicação como rádio Ñanduti, canal 5 Días, Diário Última Hora, revista Viajeros e para o La Nación e Revista Vos de La Nación.
O Paraguai foi o 4º maior emissor de turistas para o Brasil em 2020 (122.981), com gasto médio de US$ 71,92 (negócios) e US$ 52,88 (lazer) em solo brasileiro. Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 72,1% dos paraguaios que visitam o Brasil é o segmento de sol e praia, 14% para natureza, ecoturismo e aventura, além da cultura com 9,9%.
Até outubro de 2022, os dois países se conectavam por 12 voos semanais, com a rota Assunção-São Paulo. O número já é bem próximo ao cenário antes da pandemia, quando os países contavam com 15 voos semanais.
Feiras internacionais
A próxima feira internacional em que a Embratur fará promoção dos destinos brasileiros será a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha. Ao todo, serão 12 grandes feiras internacionais com a presença da Agência em 2022.
Para o ano que vem, a Embratur abriu edital de chamamento público aos interessados em participar de feiras internacionais no primeiro trimestre de 2023. O calendário conta com: Feria Internacional do Turismo (FITUR), na Espanha (18/01); Travel & Adventure Show Los Angeles, nos Estados Unidos (18/02); Vitrina Turística (ANATO), na Colômbia (22/02); Feira de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal (01/03); ITB Berlin, na Alemanha (07/03); e Seatrade Cruise Global, nos Estados Unidos (27/03).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.