QUASE 100%

Brasil voa alto em outubro e malha aérea internacional atinge 98,32% da capacidade de 2019

Foram 4.690 voos no mês, o que configura acréscimo de 10,42% em relação a setembro. Embratur mantém ação constante para ampliar a conectividade com o mundo
Getty Images
Somente de janeiro a outubro de 2022, 87 novos voos entraram em operação e outras 111 frequências foram adicionadas à relação

Brasília, 16/11/2022 – A conectividade do Brasil com o mundo está cada vez maior e, em outubro de 2022, atingiu 98,32% da capacidade no mesmo mês de 2019. Com 4.690 voos, este é o maior volume apresentado pela malha aérea internacional brasileira após o período de fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

 

A nova quantidade de desembarques mensais no Brasil configura um acréscimo de 10,42% em relação ao mês de setembro, e de 17,93% comparado ao mês de outubro de 2021. “A Embratur segue empenhada nas negociações para aumentar nossa conectividade com o mundo e estamos colhendo resultados. A Agência realiza reuniões constantes com companhias aéreas mundiais, além de sempre abordar a importância desse tema durante as ações internacionais e, também por isso, já temos o praticamente o mesmo número de voos do que o período pré-pandemia”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

 

Nas duas últimas feiras internacionais com presença da Embratur, por exemplo, houve anúncio de novos voos. Na New York International Travel Show (NYITS), realizada em outubro, Embratur, Azul e Gol confirmaram a retomada de cinco voos diretos entre Manaus e os Estados Unidos. A Azul começa a operar três voos semanais de ida e volta entre a capital do Amazonas e Fort Lauderdale, na Flórida, a partir de 15 de dezembro, enquanto a Gol terá dois voos por semana, também de ida e volta, mas a partir de 17 de dezembro.

 

Já em Londres, durante a World Travel Market (WTM), a LATAM anunciou novos voos ligando o país à África do Sul, a partir de julho de 2023, em cerimônia dentro do estande da Embratur. A rota será operada em três voos semanais de cerca de nove horas de duração, ligando as cidades de São Paulo e Joanesburgo.

 

De acordo com a Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, somente de janeiro a outubro de 2022, 87 novos voos entraram em operação e outras 111 frequências foram adicionadas à relação. Ainda conforme dados da Gerência, até julho de 2023, a previsão é que a malha seja incrementada com 78 novos voos e 82 frequências adicionais.

 

Argentina e Portugal em destaque

 

A Argentina, historicamente o maior emissor de turistas ao Brasil, foi um dos países que puxou a conectividade para cima. Pela primeira vez desde 2019, superou a marca de 1 mil voos no mesmo mês, com 1.049 desembarques no país: Buenos Aires (979), Córdoba (22), Mendoza (31), Bariloche (4) e Salta (13).

 

Outro destaque da malha aérea internacional brasileira em outubro foi Portugal. O país europeu superou os Estados Unidos e figurou na segunda posição do ranking de chegadas ao Brasil, com 642 voos saindo de duas cidades: Lisboa (593) e Porto (49). Já os EUA enviaram ao Brasil 624 voos, com origem de nove cidades distintas.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.