ÁGUA NA BOCA

Com mês histórico para o segmento, Embratur apoia Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Evento começa no próximo dia 29 e vai levar o melhor da culinária brasileira a quatro países: Peru, Colômbia, México e Argentina. Pizza, queijos e restaurantes nacionais foram reconhecidos internacionalmente em novembro

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A pizza brasileira – distinta por ser mais generosa nos recheios e pela criatividade – recebeu reconhecimento internacional

Brasília, 24/11/2022 – Ciente da relevância da gastronomia como elemento de promoção do turismo, a Embratur vai apoiar o 1º Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento começa no dia 29 de novembro e vai levar o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para quatro países vizinhos: Peru (29/11), Colômbia (02/12), México (06/12) e Argentina (09/12). Nesta quarta-feira (23/11), em São Paulo, ocorreu a cerimônia de lançamento, com as presenças do Instituto Realidade Brasil, idealizador do projeto, e da Amazonastur.

 

O encontro inédito tem como premissa “Reformular, potencializar e compartilhar” a gastronomia brasileira, promovendo uma relação bilateral entre os sabores de regiões do Brasil e de cidades latinas. A gastronomia brasileira será representada em cada sede por biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia.

 

Além de uma entrevista coletiva, o evento em São Paulo permitiu aos presentes uma degustação da cachaça de jambu e variados drinques feitos dela. No menu, também foram servidos pratos como a picanha laminada com vinagrete de campanha e bolinhos de moqueca e carne seca, uma pequena demonstração do que será apresentado nos quatro países.

 

Vale ressaltar que o turismo gastronômico tem motivado cada vez mais viagens em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento movimenta aproximadamente US$ 150 bilhões por ano. No Brasil, o ramo responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Além de explorar esse potencial em diversas peças nas campanhas publicitárias, a Embratur busca aproximar o turista internacional da cultura gastronômica do Brasil por meio de degustações em eventos como feiras internacionais e roadshows.

 

Gastronomia nacional em alta

 

Em meio ao cenário favorável à gastronomia do Brasil, a pizza brasileira – distinta por ser mais generosa nos recheios e pela criatividade – recebeu reconhecimento internacional. Levantamento realizado pela Booking.com aponta que o Brasil, representado pela cidade de São Paulo, está entre os oito principais destinos do mundo mais recomendados por viajantes globais para comer pizza.

 

A pesquisa feita pela Booking.com revela que, além de Itália e Estados Unidos, mercados consolidados no segmento da pizza, o Brasil é o único país que marca presença no ranking mundial. A cidade de Nápoles, na Itália, aparece em primeiro lugar como melhor destino para comer pizza. A sequência traz Roma (Itália), Chicago (Estados Unidos), Milão (Itália), Veneza (Itália), Nova York (Estados Unidos), Florença (Itália) e São Paulo (Brasil).

 

A honraria, no entanto, não foi a única conquistada pela culinária brasileira em novembro. O potencial gastronômico nacional está em alta e, somente neste mês, 15 diferentes queijos foram destaque na 34ª edição do World Cheese Awards. Além disso, 10 restaurantes do país foram premiados pela Latin America’s 50 Best Restaurants 2022, uma das mais renomadas listas do mundo.

 

“A gastronomia é sabidamente uma das bases do turismo e o Brasil oferece uma diversidade enorme de sabores, ingredientes e técnicas que são muito bem representados pelas pizzas que temos aqui. Receber reconhecimentos internacionais só corroboram nosso potencial e a Embratur aproveita este diferencial para atrair ainda mais atenção dos estrangeiros ao país”, destaca o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

Queijos premiados

 

Com relação aos queijos, excelência da produção nacional rendeu as medalhas Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze na 34ª edição do World Cheese Awards, uma das principais competições mundiais do gênero, organizada pela editora britânica Guild of Fine Food, especializada em alimentos gourmet.

 

Os premiados foram: Lua Cheia-MG (Super Ouro), Morro Azul-SC (Super Ouro), Queijo Azul da Mantiqueira-MG (Ouro), Tulha-SP (Ouro), Tulha da Toca-SP (Prata), Lendário da Generosa-MG (Prata), Tipo Quark-SC (Prata), Vale do Testo 6 Meses-SC (Prata), Brebis de Pomerode-SC (Prata), Gorgonzola Dolce-MG (Prata), Burrata Búfala Almeida Prado-SP (Prata), Capim Mantiqueira-MG (Bronze), Tulha Regente-SP (Bronze), Caprinus-SP (Bronze) e Bueno Comté-MG (Bronze). A disputa reuniu 4.434 inscritos de 42 países e 900 empresas de todo o mundo.

 

Restaurantes

 

A diversidade e a riqueza da cena gastronômica posicionaram o Brasil entre os 11 países com restaurantes premiados entre os 50 melhores da América Latina. A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 traz 10 estabelecimentos brasileiros no top-50, o segundo país com mais indicações, atrás apenas do México, com 11.

 

A Casa do Porco, em São Paulo (SP), foi o restaurante brasileiro mais bem posicionado, em 4º lugar. A capital paulista ainda contou com o Evvai (14º), o Maní (21º), o Metzi (27º), o D.O.M. (33º), o Charco (35º) e o Nelita (39º). Já no Rio de Janeiro, os restaurantes premiados foram: Oteque (12º), Lasai (20º). Completa a lista dos brasileiros premiados o Manu (46º), em Curitiba.