PALESTRA

Embratur ressalta importância de Destinos Turísticos Inteligentes na Smart Cities Park

Palestra da Agência compôs a programação de um dos maiores eventos de inovação voltado ao setor público, em Nova Petrópolis (RS)

Divulgação/Embratur
A técnica da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Angela Baltazar, durante apresentação no evento

Brasília, 24/11/2022 – Melhoria da eficiência dos processos de comercialização dos destinos, desenvolvimento sustentável dos atrativos e aumento da competitividade. Esses foram alguns dos assuntos abordados pela Embratur durante a Smart Cities Park, um dos maiores eventos de inovação voltado ao setor público, que ocorre em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

 

Nesta quinta-feira (24/11), a técnica da Gerência de Promoção Internacional do Turismo Cultural da Embratur, Angela Baltazar, compartilhou com os presentes a importância do tema Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Ela esclareceu que trata-se de um destino turístico que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.

 

“Os DTIs são importantíssimos para alavancar a atração de turistas internacionais para o Brasil. Eles proporcionam benefícios como a ampliação da competitividade turística, o reforço de ações de promoção no exterior e das possibilidades de investimentos”, afirma o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

O projeto de Destino Turístico Inteligente é desenvolvido pelo Ministério do Turismo e vai definir estratégias para desenvolverem o turismo de forma inovadora e interativa, além da capacitação de gestores locais do setor. Na primeira etapa, 10 cidades foram selecionadas a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano. São elas: Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Angra dos Reis (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Rio Branco (AC) e Palmas (TO).

 

O Ministério do Turismo também acompanhará a implementação das soluções relacionadas a eficiência na governança; correta utilização de recursos públicos; respeito às normas de acessibilidade e princípios de sustentabilidade; utilização da tecnologia a favor da valorização do destino e de seus patrimônios ao mesmo tempo em que atende às demandas dos seus visitantes; além de outras soluções em diferentes eixos.

 

Evento em Nova Petrópolis

 

O Smart Cities Park, que começou na quarta-feira (23/11) e termina nesta sexta (25/11), trata ainda de conectividade, transformação digital e inteligência de dados. Também compõem a programação debates sobre exemplos práticos de como uma gestão disruptiva pode impulsionar novas abordagens para educação, saúde, iluminação pública, energia, finanças, gestão de obras e até na procuradoria municipal.