Brasília, 29/11/2022 – A Embratur inicia nesta terça-feira (29/11) as últimas ações de promoção de destinos e produtos do Brasil em grandes feiras internacionais de 2022. Ao lado de 19 coexpositores entre destinos, entidades de promoção do turismo brasileiro, companhias aéreas, meios de hospedagem e operadores de turismo, a Agência marca presença na IBTM World 2022 Barcelona, na Espanha, o principal evento global para a indústria de negócios e eventos (MICE). A programação vai até quinta-feira (01/12) e a expectativa é de que cerca de três mil destinos e fornecedores do setor compareçam.
A IBTM World conta ainda com mais de 15 mil profissionais da indústria do turismo, de mais de 100 países. Isso transforma a feira em um ambiente favorável para conexões presenciais com o público mais indicado para a aquisição de importantes ideias do setor e oportunidades de networking durante três dias de feira.
“A Embratur vai mostrar que o Brasil está pronto para receber turistas do mundo inteiro em viagens corporativas e de incentivo”, explica o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto. Em relação ao mercado local, os turistas espanhóis estão entre os 12 que mais viajam e gastam no mundo. O país ocupa a 13° posição no ranking geral de chegadas internacionais ao Brasil e, em 2019, o gasto médio do turista espanhol foi de US$ 52,41 (Lazer) e US$ 79 (Negócio).
Assim como em outras feiras internacionais, a Embratur conta com ações pontuais em seu estande. Além da sala de reuniões para o debate de negócios e oportunidades, a área conta com um Business Center, espaço de uso comum entre a Agência e seus coexpositores. Outro serviço à disposição é a degustação de alimentos e bebidas tipicamente brasileiros, distribuídos com objetivo de divulgar a gastronomia nacional para os visitantes. Além disso, a Embratur vai distribuir kits exclusivos para os hosted buyers que participarem de reuniões com a Agência ou com os coexpositores e acompanharem as apresentações no auditório do estande.
Embratur nas feiras 2022
O ano de 2022 terminará com a participação da Embratur em 12 feiras internacionais de turismo – as principais do setor. Somente no primeiro semestre, a Agência contou com estande próprio em seis feiras internacionais: Fitur – Madri, entre os dias 19 e 23 de janeiro; ANATO – Colômbia, entre os dias 23 e 25 de fevereiro; BTL – Portugal, entre os dias 16 e 20 de março; BIT – Itália, entre os dias 10 e 12 de abril; IMEX – Alemanha, entre os dias 31 de maio e 2 de junho; e Fiexpo – Panamá, entre 13 e 16 de junho. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios de R$ 16,5 milhões.
Já no segundo semestre, a Embratur esteve presente na FIT América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; na IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; na New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; na World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; e na Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro