PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Gastronomia do Amazonas é destacada em encontro do setor, realizado em Lima, no Peru

Primeiro encontro Latino-Americano de Gastronomia contou com apoio institucional da Embratur visa fomentar o turismo por meio da culinária brasileira na região latino-americana

Reprodução/Internet
Depois do Peru, gastronomia brasileira será destaque no México, na Colômbia e na Argentina

Brasília, 29/11/2022 – Os encantos do Amazonas e sua gastronomia diferenciada foram protagonistas no Primeiro Encontro Latino-Americano de Gastronomia, realizado nesta terça-feira (29 de novembro), em Lima, no Peru. Realizado pelo Instituto Realidade Brasil, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, o evento conta com o apoio institucional da Embratur. O encontro também vai levar o melhor da culinária brasileira, por meio de chefs renomados, para México (2 de dezembro), Colômbia (6 de dezembro) e Argentina (9 de dezembro).

 

Nesta primeira rodada em Lima, foram apresentados detalhes que fazem do Amazonas um dos principais destinos turísticos do mundo. Dono de uma culinária diferenciada, o estado foi representado por pratos típicos da região, com destaque para o carré de tambaqui com tutu de feijão manteiguinha com cogumelos yanomami e espuma de tucupi negro e o tradicional peixe filhote com crosta de castanha do Brasil. O drink Boto Cor de Rosa, feito de cachaça prata, hibisco e xarope de grenadine, também foi uma atração à parte.

 

Para o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a valorização da gastronomia é fundamental para o fomento do turismo e seus desdobramentos econômicos. “Vamos seguir promovendo os sabores do Brasil que melhor representam nossas biomas, como temos a Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica retratados neste ciclo de eventos. A variedade e diversidade da nossa culinária é bastante atrativa e um grande trunfo para aumentarmos a presença de turistas estrangeiros, gerando mais empregos e renda no país ”, reforçou Machado.