DELÍCIAS DO BRASIL

Fusão de culinária brasileira e portenha é destaque em Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Evento com apoio da Embratur chega à Argentina nesta sexta-feira (09/12) e busca exaltar a gastronomia do país

Divulgação
O evento promove relações bilaterais entre os sabores de regiões do Brasil e de cidades latinas

Brasília, 09/12/2022 – Que tal combinar um tradicional elemento gastronômico do cerrado brasileiro – a galinhada de pequi –, com a consagrada carne portenha? Essa experiência que une Brasil e Argentina em uma mesa de jantar será proporcionada nesta sexta-feira (09/12), em Buenos Aires, dando continuidade ao Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento, que conta com apoio da Embratur, já passou por Peru e Colômbia e tem como foco “Reformular, potencializar e compartilhar” a gastronomia brasileira, promovendo relações bilaterais entre os sabores de regiões do Brasil e de cidades latinas.

 

Nesta sexta-feira, o menu “Fusão Brasil & Argentina” será apresentado pelo chef Rafael Bruno. Na ocasião, além de misturar a galinhada de pequi à carne portenha, ele servirá sorvete de doce de leite com praliné de castanha de cajuzinho do cerrado de sobremesa. Para acompanhar, bebidas brasileiras como o shot de cachaça e a caipirinha.

 

“Além de explorar o potencial gastronômico do Brasil em diversas peças nas campanhas publicitárias, a Embratur busca aproximar o turista internacional da cultura gastronômica do Brasil por meio de degustações em eventos como feiras internacionais e roadshows”, explica o presidente da Embratur, Gilson Machado.

 

Na etapa Buenos Aires, o evento contará com a apresentação do Instituto Realidade Brasil, idealizador do projeto, e também da Embratur. Na ocasião, a Agência irá falar sobre a importância do mercado sul-americano para o turismo do país, destacar atrativos únicos que o Brasil possui e reforçar a diversidade gastronômica e cultural existente no território nacional.

 

Além de Peru, Colômbia e Argentina, o Encontro Latino-Americano de Gastronomia vai ocorrer no Uruguai. Esta etapa está marcada para o próximo sábado (10), também com apresentação da Embratur.

 

O turismo gastronômico tem motivado cada vez mais viagens em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento movimenta aproximadamente US$ 150 bilhões por ano. No Brasil, o ramo responde por cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB).