Brasília, 22/12/2022 – O ano de 2022 fica marcado pela retomada do turismo internacional, após dois anos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19. Em consonância ao movimento global de crescimento, a Embratur intensificou suas ações de promoção dos destinos brasileiros no exterior e, apoiada pelo fim dos cancelamentos, suspensões e adiamentos, além do avanço da vacinação no país, contribuiu diretamente para que o Brasil registrasse a entrada de mais de 3,1 milhões de viajantes de outros países até o fim de novembro – uma alta de 316% comparado com o total recebido no ano de 2021 (745.871).
Diante de uma parceria inédita firmada com o Sebrae no início do ano, a Agência retomou fortemente sua atuação nos eventos internacionais e encerra o ano de 2022 tendo realizado 15 roadshows pela Europa e Américas, 11 press trips, 26 workshops de capacitação do trade nacional e 4 famtours. Promoveu ainda 5 grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros em países estratégicos e outras 5 campanhas temáticas, com foco no enoturismo, Copa do Mundo, vistos especiais, sendo uma voltada para nômades digitais e outra para investidores imobiliários, além de pesca esportiva, e esteve presente em 12 feiras internacionais, que devem gerar negócios superiores a R$ 90 milhões. A Embratur também fechou patrocínio com 6 grandes eventos do setor.
“As ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância neste novo cenário, consolidando uma retomada real do setor no Brasil. Com muita criatividade e a inédita parceria que firmamos com o Sebrae, ampliamos o leque de iniciativas, reforçamos nossa presença nos mercados estratégicos e já podemos comemorar a recuperação total de diversos setores do turismo ainda este ano”, avalia o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Esse intensivo de ações recolocou os destinos brasileiros na primeira prateleira de opções dos turistas estrangeiros e o resultado já é nítido. Além do número expressivo de entrada dos turistas internacionais, indicadores como malha aérea internacional com 105% da capacidade anterior à pandemia – dado registrado em dezembro – e gasto histórico dos turistas estrangeiros no Brasil ratificam a forte retomada do turismo no Brasil.
RECUPERAÇÃO DA MALHA AÉREA INTERNACIONAL – A ampliação da conectividade do Brasil com o mundo foi um dos grandes focos da atuação da Embratur em 2022. Com reuniões no país e mundo afora com companhias aéreas, a Agência contribuiu para que, em dezembro, a malha aérea internacional do país superasse o período pré-pandemia. Neste mês, registrou 105,4% da capacidade apresentada em dezembro de 2019, com um total de 5.270 voos. Isso configura ainda um acréscimo de 16,78% quando comparado a novembro/2022.
Esse foi o maior volume apresentado pela malha aérea internacional brasileira após o período de fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS – Com os US$ 413 milhões registrados em outubro de 2022, o Brasil também comemorou a marca de US$ 4 bilhões em gastos de turistas estrangeiros no acumulado do ano. Um resultado significativo em termos de retomada do turismo, se comparado aos dois anos anteriores. O setor havia registrado gastos de US$ 2,9 bilhões e de US$ 3 bilhões ao longo de 12 meses em 2021 e 2020, respectivamente. Os dados são do Banco Central do Brasil.
FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO – Com a diminuição de restrições globais em função do arrefecimento dos casos de Covid-19, a presença nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos canais fundamentais de promoção do turismo do Brasil no exterior neste ano. Com as 12 participações da Embratur em feiras internacionais, a expectativa de negócios gira em torno de R$ 90 milhões. Esses eventos são uma oportunidade única para a Embratur e seus coexpositores realizarem reuniões de negócios, apresentarem os destinos e atrativos nacionais para os compradores e operadores de turismo globais, além de aproximar a cultura e gastronomia do país do público estrangeiro.
FEIRAS TEMÁTICAS – Além das grandes feiras internacionais de turismo, a Embratur esteve presente em eventos estratégicos e temáticos. Nos Estados Unidos, a Agência promoveu os Parques Nacionais do Brasil durante a Adventure Elevate, fomentou o turismo de pesca esportiva na International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), e se reuniu com companhias aéreas internacionais durante o Routes World 2022, em Nova York. Também atuou junto aos segmentos de natureza e aventura, LGBTQIA+, e turismo de negócios.
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS EM MERCADOS ESTRATÉGICOS – A Embratur também promoveu 10 campanhas publicitárias pelo mundo em 2022, em países vizinhos da América Latina, na América do Norte, na Europa e durante a Copa do Mundo do Catar. Essas ações são consideradas essenciais na promoção internacional do turismo do Brasil e as peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro: TV, mídia exterior, OTA (site especializado em venda de produtos de viagem), redes sociais, Internet, entre outros.
Sempre atendendo ao perfil do turista de cada mercado, a Embratur chamou a atenção para os destinos consolidados do Brasil de Sol e Praia, Cultura e Natureza, além de diversificar os atrativos, com opções para aventura e ecoturismo. Além das campanhas principais, a Agência promoveu peças temáticas, destacando também as oportunidades no Brasil para enoturismo, vistos especiais (nômades digitais e investidores imobiliários) e pesca esportiva.
PRESS TRIPS – Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou 11 press trips em 2022, sendo cinco no primeiro semestre. Entre janeiro e julho, participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal. Já no segundo semestre, outras seis viagens com comunicadores da Argentina, do Chile, do Uruguai, da Colômbia, do Paraguai, dos Estados Unidos e da Alemanha foram realizadas pela Embratur.
Essas ações são importantes ferramentas para divulgar o Brasil internacionalmente com informação colhidas e vivenciadas nos próprios destinos. Por meio delas, os profissionais de comunicação produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem o Brasil mundo afora, despertando a curiosidade das pessoas em conhecer os destinos.
ROADSHOWS – Em mais uma ação fruto da parceria com o Sebrae, a Embratur promoveu 15 roadshows pelo mundo, o Brazil Experience Roadshow. A iniciativa promoveu rodadas de negócios e capacitou profissionais do trade de países da Europa, América do Sul e América do Norte. Foram 41 cooperados, entre operadores de turismo receptivo, hotéis e redes hoteleiras, secretarias municipais e estaduais de turismo, Convention & Visitors Bureaus e companhias aéreas. No primeiro semestre, 1.164 agentes e operadores foram capacitados pela Embratur, além de 1.925 rodadas de negócios e 13.600 contatos comerciais. O número de profissionais impactados chegou a 5.699.
Já no segundo semestre, a Embratur proporcionou mais de 1,2 mil rodadas de negócios entre operadores de turismo da Europa e cooperados do trade do Brasil. O relacionamento foi realizado durante os roadshows “Brazil Experience”, em Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres, no mês de setembro. A aproximação de membros do trade nacional do internacional propiciou 7,3 mil contatos comerciais e a apresentação do Brasil para 461 profissionais europeus, que receberam capacitação sobre os atrativos oferecidos pelos destinos brasileiros.
WORKSHOPS – No Brasil, a Agência também deu início a uma série de workshops em parceria com o Sebrae. Mais de 1 mil profissionais do setor do turismo foram capacitados pela ação, que passou por 26 cidades brasileiras entre junho e dezembro de 2022. O conteúdo apresentado pela Embratur traz atualizações sobre o mercado e reflexões sobre o setor. A expectativa é de que 54 municípios sejam contemplados com os workshops até 2024.
FAMTOURS – Com o intuito de aumentar o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os destinos e produtos do Brasil, a Embratur também investiu em famtours em 2022. Em setembro, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
Em outubro, as belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado – Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty – foram experimentadas por 15 operadores de turismo italianos. No mesmo mês, as cidades históricas de Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas, em Minas Gerais foram os destinos da Famtour. A Agência trouxe ao Brasil dez operadores de viagens da França, que vivenciaram experiências in loco com o objetivo de acumular bagagem para criar novos pacotes e oferecê-los aos franceses com mais riqueza de detalhes. Já em novembro, 12 profissionais do Uruguai foram conduzidos a experiências focadas no segmento de natureza e ecoturismo nas cidades de Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul (Aparados da Serra), todas no Rio Grande do Sul.
PATROCÍNIOS – Marcando presença e associando o nome da Embratur a grandes eventos, a Agência patrocinou seis projetos importantes em 2022. O primeiro deles foi o Gigantes de Nazaré, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal. A parceria com o evento inclui uma websérie de cinco episódios sobre destinos de surfe brasileiros como Rio de Janeiro, Jaguaruna, Itacaré, Maresias e Fernando de Noronha.
Também foram realizados patrocínios com o Troféu Ayrton Senna de Kart, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo; e com o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo, além da 6ª Conferência Internacional de Diversidade, o maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo LGBTQIA+.
A Embratur também somou forças com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e esteve presente na 49ª edição da ABAV Expo. Por intermédio de patrocínio da Agência, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte vieram ao Brasil para participar de uma agenda de relacionamento e rodadas de negócios.
Já nos últimos dois meses do ano, a Embratur apoiou o 1º Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento levou o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para quatro países vizinhos: Peru, Colômbia, Argentina e Montevidéu.
BALANÇO 2022 – EMBRATUR
12 FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO
6 FEIRAS TEMÁTICAS
5 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS:
5 CAMPANHAS TEMÁTICAS:
11 PRESS TRIPS com jornalistas e influenciadores estrangeiros somente em 2022
15 ROADSHOWS – Brazil Experience
26 WORKSHOPS
4 FAMTOURS
6 PATROCÍNIOS E PARCERIAS REFORÇAM A PROMOÇÃO NO EXTERIOR