BALANÇO FIM DE ANO
Veja como as ações da Embratur no ano da retomada do turismo foram determinantes para Brasil receber mais de 3 milhões de turistas estrangeiros em 2022
Em parceria firmada neste ano com o Sebrae, Agência encerra 2022 com a participação em 12 feiras internacionais, 15 roadshows, 11 press trips, 26 workshops, 4 famtours e 10 grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros
Brasília, 22/12/2022 – O ano de 2022 fica marcado pela retomada do turismo internacional, após dois anos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19. Em consonância ao movimento global de crescimento, a Embratur intensificou suas ações de promoção dos destinos brasileiros no exterior e, apoiada pelo fim dos cancelamentos, suspensões e adiamentos, além do avanço da vacinação no país, contribuiu diretamente para que o Brasil registrasse a entrada de mais de 3,1 milhões de viajantes de outros países até o fim de novembro – uma alta de 316% comparado com o total recebido no ano de 2021 (745.871).
Diante de uma parceria inédita firmada com o Sebrae no início do ano, a Agência retomou fortemente sua atuação nos eventos internacionais e encerra o ano de 2022 tendo realizado 15 roadshows pela Europa e Américas, 11 press trips, 26 workshops de capacitação do trade nacional e 4 famtours. Promoveu ainda 5 grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros em países estratégicos e outras 5 campanhas temáticas, com foco no enoturismo, Copa do Mundo, vistos especiais, sendo uma voltada para nômades digitais e outra para investidores imobiliários, além de pesca esportiva, e esteve presente em 12 feiras internacionais, que devem gerar negócios superiores a R$ 90 milhões. A Embratur também fechou patrocínio com 6 grandes eventos do setor.
“As ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância neste novo cenário, consolidando uma retomada real do setor no Brasil. Com muita criatividade e a inédita parceria que firmamos com o Sebrae, ampliamos o leque de iniciativas, reforçamos nossa presença nos mercados estratégicos e já podemos comemorar a recuperação total de diversos setores do turismo ainda este ano”, avalia o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Esse intensivo de ações recolocou os destinos brasileiros na primeira prateleira de opções dos turistas estrangeiros e o resultado já é nítido. Além do número expressivo de entrada dos turistas internacionais, indicadores como malha aérea internacional com 105% da capacidade anterior à pandemia – dado registrado em dezembro – e gasto histórico dos turistas estrangeiros no Brasil ratificam a forte retomada do turismo no Brasil.
RECUPERAÇÃO DA MALHA AÉREA INTERNACIONAL – A ampliação da conectividade do Brasil com o mundo foi um dos grandes focos da atuação da Embratur em 2022. Com reuniões no país e mundo afora com companhias aéreas, a Agência contribuiu para que, em dezembro, a malha aérea internacional do país superasse o período pré-pandemia. Neste mês, registrou 105,4% da capacidade apresentada em dezembro de 2019, com um total de 5.270 voos. Isso configura ainda um acréscimo de 16,78% quando comparado a novembro/2022.
Esse foi o maior volume apresentado pela malha aérea internacional brasileira após o período de fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS – Com os US$ 413 milhões registrados em outubro de 2022, o Brasil também comemorou a marca de US$ 4 bilhões em gastos de turistas estrangeiros no acumulado do ano. Um resultado significativo em termos de retomada do turismo, se comparado aos dois anos anteriores. O setor havia registrado gastos de US$ 2,9 bilhões e de US$ 3 bilhões ao longo de 12 meses em 2021 e 2020, respectivamente. Os dados são do Banco Central do Brasil.
FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO – Com a diminuição de restrições globais em função do arrefecimento dos casos de Covid-19, a presença nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos canais fundamentais de promoção do turismo do Brasil no exterior neste ano. Com as 12 participações da Embratur em feiras internacionais, a expectativa de negócios gira em torno de R$ 90 milhões. Esses eventos são uma oportunidade única para a Embratur e seus coexpositores realizarem reuniões de negócios, apresentarem os destinos e atrativos nacionais para os compradores e operadores de turismo globais, além de aproximar a cultura e gastronomia do país do público estrangeiro.
FEIRAS TEMÁTICAS – Além das grandes feiras internacionais de turismo, a Embratur esteve presente em eventos estratégicos e temáticos. Nos Estados Unidos, a Agência promoveu os Parques Nacionais do Brasil durante a Adventure Elevate, fomentou o turismo de pesca esportiva na International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), e se reuniu com companhias aéreas internacionais durante o Routes World 2022, em Nova York. Também atuou junto aos segmentos de natureza e aventura, LGBTQIA+, e turismo de negócios.
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS EM MERCADOS ESTRATÉGICOS – A Embratur também promoveu 10 campanhas publicitárias pelo mundo em 2022, em países vizinhos da América Latina, na América do Norte, na Europa e durante a Copa do Mundo do Catar. Essas ações são consideradas essenciais na promoção internacional do turismo do Brasil e as peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro: TV, mídia exterior, OTA (site especializado em venda de produtos de viagem), redes sociais, Internet, entre outros.
Sempre atendendo ao perfil do turista de cada mercado, a Embratur chamou a atenção para os destinos consolidados do Brasil de Sol e Praia, Cultura e Natureza, além de diversificar os atrativos, com opções para aventura e ecoturismo. Além das campanhas principais, a Agência promoveu peças temáticas, destacando também as oportunidades no Brasil para enoturismo, vistos especiais (nômades digitais e investidores imobiliários) e pesca esportiva.
PRESS TRIPS – Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou 11 press trips em 2022, sendo cinco no primeiro semestre. Entre janeiro e julho, participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal. Já no segundo semestre, outras seis viagens com comunicadores da Argentina, do Chile, do Uruguai, da Colômbia, do Paraguai, dos Estados Unidos e da Alemanha foram realizadas pela Embratur.
Essas ações são importantes ferramentas para divulgar o Brasil internacionalmente com informação colhidas e vivenciadas nos próprios destinos. Por meio delas, os profissionais de comunicação produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem o Brasil mundo afora, despertando a curiosidade das pessoas em conhecer os destinos.
ROADSHOWS – Em mais uma ação fruto da parceria com o Sebrae, a Embratur promoveu 15 roadshows pelo mundo, o Brazil Experience Roadshow. A iniciativa promoveu rodadas de negócios e capacitou profissionais do trade de países da Europa, América do Sul e América do Norte. Foram 41 cooperados, entre operadores de turismo receptivo, hotéis e redes hoteleiras, secretarias municipais e estaduais de turismo, Convention & Visitors Bureaus e companhias aéreas. No primeiro semestre, 1.164 agentes e operadores foram capacitados pela Embratur, além de 1.925 rodadas de negócios e 13.600 contatos comerciais. O número de profissionais impactados chegou a 5.699.
Já no segundo semestre, a Embratur proporcionou mais de 1,2 mil rodadas de negócios entre operadores de turismo da Europa e cooperados do trade do Brasil. O relacionamento foi realizado durante os roadshows “Brazil Experience”, em Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres, no mês de setembro. A aproximação de membros do trade nacional do internacional propiciou 7,3 mil contatos comerciais e a apresentação do Brasil para 461 profissionais europeus, que receberam capacitação sobre os atrativos oferecidos pelos destinos brasileiros.
WORKSHOPS – No Brasil, a Agência também deu início a uma série de workshops em parceria com o Sebrae. Mais de 1 mil profissionais do setor do turismo foram capacitados pela ação, que passou por 26 cidades brasileiras entre junho e dezembro de 2022. O conteúdo apresentado pela Embratur traz atualizações sobre o mercado e reflexões sobre o setor. A expectativa é de que 54 municípios sejam contemplados com os workshops até 2024.
FAMTOURS – Com o intuito de aumentar o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os destinos e produtos do Brasil, a Embratur também investiu em famtours em 2022. Em setembro, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
Em outubro, as belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado – Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty – foram experimentadas por 15 operadores de turismo italianos. No mesmo mês, as cidades históricas de Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas, em Minas Gerais foram os destinos da Famtour. A Agência trouxe ao Brasil dez operadores de viagens da França, que vivenciaram experiências in loco com o objetivo de acumular bagagem para criar novos pacotes e oferecê-los aos franceses com mais riqueza de detalhes. Já em novembro, 12 profissionais do Uruguai foram conduzidos a experiências focadas no segmento de natureza e ecoturismo nas cidades de Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul (Aparados da Serra), todas no Rio Grande do Sul.
PATROCÍNIOS – Marcando presença e associando o nome da Embratur a grandes eventos, a Agência patrocinou seis projetos importantes em 2022. O primeiro deles foi o Gigantes de Nazaré, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal. A parceria com o evento inclui uma websérie de cinco episódios sobre destinos de surfe brasileiros como Rio de Janeiro, Jaguaruna, Itacaré, Maresias e Fernando de Noronha.
Também foram realizados patrocínios com o Troféu Ayrton Senna de Kart, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo; e com o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo, além da 6ª Conferência Internacional de Diversidade, o maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo LGBTQIA+.
A Embratur também somou forças com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e esteve presente na 49ª edição da ABAV Expo. Por intermédio de patrocínio da Agência, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte vieram ao Brasil para participar de uma agenda de relacionamento e rodadas de negócios.
Já nos últimos dois meses do ano, a Embratur apoiou o 1º Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento levou o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para quatro países vizinhos: Peru, Colômbia, Argentina e Montevidéu.
BALANÇO 2022 – EMBRATUR
12 FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO
- 19 a 23 de janeiro: Feira Internacional de Turismo (Fitur) – Madri / Espanha
- 23 a 25 de fevereiro: Vitrina Turística ANATO – Bogotá / Colômbia
- 16 a 20 de março: Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) – Lisboa / Portugal
- 10 a 12 de abril: Borsa Internazionale del Turismo (BIT) – Milão / Itália
- 31 de maio a 02 de junho: IMEX – Frankfurt / Alemanha
- 13 a 16 de junho: Fiexpo Latinoamérica – Cidade do Panamá / Panamá
- 01 a 04 de outubro: Feria Internacional de Turismo da América Latina (FIT) – Buenos Aires / Argentina
- 11 a 13 de outubro: IMEX América – Las Vegas / Estados Unidos
- 28 a 30 de outubro: New York International Travel Show (NYITS) – Nova York / Estados Unidos
- 07 a 09 de novembro: World Travel Market (WTM) – Londres / Reino Unido
- 11 e 12 de novembro: Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR) – Assunção / Paraguai
- 29 de novembro a 01 de dezembro: IBTM World – Barcelona / Espanha
6 FEIRAS TEMÁTICAS
- 03 a 05 de maio: Adventure Elevate – Oregon / Estados Unidos: promoção de Parques Nacionais do Brasil
- 19 a 22 de julho: International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST) – Orlando / Estados Unidos: maior feira de pesca esportiva do mundo
- Agosto: ICCA Latin America & Caribbean Summit – Guayaquil / Equador: um dos mais importantes congressos turísticos do setor
- 03 e 07 de outubro: Adventure Travel World Summit (ATWS) – Lugano / Suíça: promoção do ecoturismo e turismo de aventura
- 16 a 17 de outubro: Routes World 2022 – Las Vegas / Estados Unidos: Fórum Mundial de Desenvolvimento de Rotas
- 24 a 26 de outubro: 38ª Convenção Global Anual da IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+) – Milão / Itália: 6ª Conferência Internacional da Diversidade
5 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS:
- ESTADOS UNIDOS: “Brazil is visa-free. Come visit!”
- ESTADOS UNIDOS: “Visit Brasil. A WOW Experience”
- ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI: “¡Uno, dos, tres, Brasil!”
- EUROPA (Espanha, Portugal, Inglaterra e Alemanha): “Brazil. It´s more, so much more than you could ever imagine”
- ARGENTINA, CHILE, PARAGUAI, COLÔMBIA, PERU e PANAMÁ: “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”
5 CAMPANHAS TEMÁTICAS:
- ENOTURISMO – Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai: “Hay mucho más Brasil”
- COPA DO MUNDO – Catar: Visit a Champion Destination. Come to Brazil
- VISTOS ESPECIAIS – Nômades digitais: Europa e América Latina
- VISTOS ESPECIAIS – Investidores imobiliários estrangeiros – Europa e América Latina
- PESCA ESPORTIVA – Estados Unidos: “Fishing in Brazil and Be Hooked” – Pesque no Brasil e seja fisgado
11 PRESS TRIPS com jornalistas e influenciadores estrangeiros somente em 2022
- Enoturismo brasileiro – Wine South América: Comunicadores da Argentina, do Chile e do Uruguai – (Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul)
- Natureza: Comunicadores da Argentina e do Chile – (Rio de Janeiro e Costa Verde do estado do Rio)
- Pesca Esportiva: Comunicadores dos Estados Unidos – (Manaus, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos – Amazonas)
- Comunicadores da Espanha – (Rota das Emoções – Maranhão, Piauí e Ceará)
- Comunicadores do Chile e do Paraguai – (Porto de Galinhas e Vale do São Francisco – Pernambuco)
- Turismo de luxo: Comunicadores dos Emirados Árabes – (Rio de Janeiro e Manaus)
- Comunicadores dos Estados Unidos – (Mato Grosso do Sul)
- Comunicadores de Portugal – (Bahia)
- Cultura e natureza: Comunicadores de Argentina, do Chile e da Colômbia – (Paraná)
- Praia e aventura: comunicadores do Chile, da Argentina e do Paraguai – (litoral norte de São Paulo)
- Ecoturismo: comunicadores da Alemanha (Tocantins)
15 ROADSHOWS – Brazil Experience
- 5 na América do Sul: Uruguai, Paraguai (Assunção), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago) e Colômbia (Bogotá)
- 5 na América do Norte: Canadá (Toronto) e Estados Unidos (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles)
- 5 na Europa: Portugal (Lisboa); Espanha (Madri); Inglaterra (Londres); França (Paris); e Alemanha (Frankfurt)
26 WORKSHOPS
- Belo Horizonte (MG); São Paulo (SP); Angra dos Reis (RJ); Curitiba (PR), Porto Alegre (RS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Florianópolis (SC); Bonito (MS); Vitória (ES); Aracaju (SE); João Pessoa (PB); Natal (RN); Recife (PE); Morro de São Paulo (BA); Joinville (SC); Teresina (PI); Maceió (AL); São Luís (MA); Fortaleza (CE); Araguaína (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO)
4 FAMTOURS
- Operadores e agentes de viagem dos EUA e Canadá – Local: Chapada dos Guimarães/e Pantanal
- Operadores e agentes de viagem de Portugal e Italia – Local: Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí – RJ
- Operadores e agentes de viagem da França – Local: Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas
- Operadores e agentes do Uruguai – Local: Porto Alegre, Parque Nacional de Aparados da Serra, Gramado e Canela
6 PATROCÍNIOS E PARCERIAS REFORÇAM A PROMOÇÃO NO EXTERIOR
- GIGANTES DE NAZARÉ, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal
- TROFÉU AYRTON SENNA DE KART, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo
- FÓRUM ECONÔMICO BRASIL & PAÍSES ÁRABES, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo
- 6º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DIVESIDADE, maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo LGBTQIA+
- ABAV EXPO – PROGRAMA DE COMPRADORES INTERNACIONAIS, por intermédio da Embratur, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte vieram ao Brasil para participar da 49ª edição da ABAV Expo
Notícias recentes
Presidente da Embratur negocia na Câmara dos Deputados benefício fiscal para setor do turismoAVISO DE ABERTURA DE SESSÃO PÚBLICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE – EMBRATUR/GPPMD nº 02/2022
Joinville (SC) será o próximo destino de capacitação da Embratur
Embratur, GRU Airport e Condor debatem retorno de voos Alemanha-Brasil
Conectividade em alta: Embratur participa de lançamento da Jetsmart de voos Brasil-Chile e Brasil-Argentina
Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022
Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios
Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur
Roadshows pela Europa: Embratur inicia ciclo de rodada de negócios
Gestores de turismo de Recife (PE) recebem capacitação para promover turismo internacional
Ver mais notícias