ALTA TEMPORADA

Verão promete aquecer o turismo brasileiro em busca da retomada total em 2023

Com direito a campanha da Embratur nos países vizinhos, estação é vista com otimismo pelos mais diversos segmentos do setor, como cruzeiros, bares e restaurantes e agências de viagens

Marcelo Moryan/MTur
Praias brasileiras prometem movimentar a indústria do turismo até março

Brasília, 28/12/2022 – O verão começou oficialmente no Brasil em 21 de dezembro. Para o turismo brasileiro, a estação promete um mercado aquecido, dando continuidade ao processo de retomada do setor nos mais diversos segmentos. Segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), mais de um milhão de passagens foram compradas no exterior com destino ao Brasil até março de 2023.

 

A estação considerada carro-chefe do turismo nacional marca o início de 2023 com perspectivas positivas em relação à total recuperação do setor. Para potencializar o período, a Embratur realiza a campanha “Venha viver o calor do Brasil”, realizada em parceria com o Sebrae, veiculada desde novembro de 2022 e vai até 15 de janeiro na Argentina, no Chile, no Paraguai, na Colômbia, no Peru e no Panamá.

 

“Estamos reforçando o potencial que temos para receber turistas destes países estratégicos durante o verão. Temos praias lindíssimas, estrutura e uma infinidade de atrativos a oferecer. Nossa expectativa é de que seja um passo importante rumo à recuperação total do nosso setor, que tanto sofreu durante a pandemia”, destaca o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

 

No último mês, o Brasil superou a marca de 3,1 milhões de turistas estrangeiros recebidos pela primeira vez desde 2019, ano anterior à pandemia. O desempenho ultrapassa os últimos dois anos somados: 2020 (2,1 milhões) e 2021 (745,8 mil).

 

“Isso também é resultado de todo o trabalho que Embratur realizou ao longo de 2022, recolocando o Brasil na prateleira do turismo mundial. Não medimos esforços para alavancar a promoção dos destinos e atrativos turísticos do país no exterior”, completa o presidente da Agência. O balanço de atividades da Embratur em 2022 está disponível aqui e aqui.

 

Cenário promissor

 

Para ter uma ideia do que a estação representa para o trade turístico brasileiro, a Embratur conversou com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).

 

Em consenso, os representantes dessas instituições relembraram as dificuldades do começo do ano de 2022, quando um pico de casos de Covid-19 ocorreu, mas destacaram o sucesso da retomada do setor com o arrefecimento da situação.

 

“Depois do primeiro bimestre a gente veio em uma recuperação galopante, muito forte. As pessoas querem viajar e sentir essa sensação de liberdade que ficou reprimida nos últimos dois anos”, afirma Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional.

 

“O verão é nossa principal temporada. Não podemos medir um ano sem medir o verão. E ele está se provando um grande sucesso. Vamos saber os números de fato no ano que vem, quando encerrar a temporada, mas está sendo um sucesso. As pessoas estão muito interessadas pelo Brasil”, adianta Nassar.

 

No setor de cruzeiros, a temporada 2022/2023 promete ser a maior dos últimos dez anos, superando inclusive números alcançados antes da pandemia. “Estamos com nove navios operando entre os portos brasileiros, argentinos e uruguaios. Também começamos a receber os internacionais. Serão 35 navios”, celebra Marco Ferraz, presidente executivo da Clia Brasil, estimando a comercialização de cerca de 750 mil leitos no total da temporada, que terá navios no país até maio do ano que vem. O período deve contar com cerca de 330 mil desembarques de estrangeiros no país.

 

Ferraz explicou ainda que os cruzeiros continuam seguindo à risca os protocolos de segurança da Anvisa para Covid-19 e o resultado tem sido positivo. “Seguimos exigindo ou a vacina ou o teste para cruzeiros de até cinco noites. Acima de cinco noites exigimos o teste de qualquer forma. Quando o navio vem de fora do país, o passageiro tem que mostrar o teste no embarque”, explica.

 

Líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo, estima que o faturamento dos bares e restaurantes durante o verão será 20% maior do que foi na última estação. Segundo ele, grande parte dos estabelecimentos superaram o início difícil de 2022 e já estão apresentando lucro.

 

“O principal indicador sobre o comportamento do setor é o resultado das empresas. Tivemos um pico de prejuízo em fevereiro e março, depois esse prejuízo foi caindo e as empresas passaram a ter lucro já no meio do ano. Hoje temos um cenário em que a grande maioria está trabalhando com lucro e cerca de 16% ainda em prejuízo”, comenta Camargo.

 

Ainda de acordo com o representante da Abrasel, uma pesquisa realizada em outubro com empresários do setor mostrou a importância do verão para o segmento. “Realizamos uma pesquisa com eles e quase metade já queria contratar imediatamente para atender a demanda do fim do ano e se preparando para o verão. A perspectiva para 2023 é boa. No fim deste ano já temos a certeza de que foi positivo, com um incremento graças à Copa do Mundo e às festas de Natal e Ano Novo”, acrescenta.