RETOMADA DO TURISMO

Com terceiro mês de alta, Brasil concede quase 80 mil vistos a turistas estrangeiros

Dados de novembro de 2022 mostram que o interesse do viajante internacional pelo país cresceu 71% em relação ao mesmo mês de 2021
Getty Images
Foram emitidos 9.599 vistos em novembro de 2022, com Angola liderando o ranking de nacionalidades

Brasília, 10/01/2023 – O Brasil registrou, em novembro de 2022, alta pelo terceiro mês consecutivo no número de vistos concedidos a turistas estrangeiros. Seja para visita, acolhida humanitária, estudo, trabalho, entre outros, foram emitidos 9.599 vistos, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra. No total, de janeiro a novembro, foram emitidos 78.795 documentos de autorização para entrar no país.

 

O número computado em novembro de 2022 é 71% superior em relação ao mesmo mês de 2021 e 7,4% comparado a outubro de 2022. Os principais postos consulares a emitirem vistos neste mês estavam localizados em Angola (1.510), Estados Unidos (852), China (577) e Índia (564). Já o ranking de novembro por nacionalidade registrou: Angola (1.450), Índia (993), China (986) e Estados Unidos (414).

 

Os principais tipos de vistos emitidos foram para fins de turismo (5.829), seguidos pelos de trabalho (1.808) e reunião familiar (596).

 

O mês de agosto foi, até o momento, o recordista de emissão de vistos para viajantes estrangeiros ao Brasil em 2022: 9.856. Setembro registrou 8.889, enquanto em outubro foram concedidos 8.940 documentos de autorização para entrar no país.

 

Atualmente, o Brasil exige visto de 101 países e não exige de outros 101. Assim como os países do Mercosul, desde 2019 também foi extinta a exigência desse documento para turistas da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos, medida defendida historicamente pelo setor de viagens como forma de reforçar chegadas internacionais ao país.

 

Os Estados Unidos aparecem no ranking de emissão de vistos porque a dispensa ocorreu apenas em casos de visitas de 90 dias. Qualquer outro tipo de viagem (diplomática, serviço, intercâmbio, entre outros), exige-se o documento.

 

Número de vistos concedidos pelo Brasil de janeiro a novembro

 

Janeiro: 5.259
Fevereiro: 2.956
Março: 8.430
Abril: 7.373
Maio: 7.865
Junho: 8.752
Julho: 8.786
Agosto: 9.856
Setembro: 8.889
Outubro: 8.940
Novembro: 9.599
Total: 78.795

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.