RETOMADA DO TURISMO

We are Carnaval! Quase 80 mil viajantes internacionais já compraram passagem para o Brasil

Números já superam o último feriado pré-pandemia, em 2020, que atraiu cerca de 55 mil turistas para o país
André Lobo/Riotur
O Rio de Janeiro é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que buscam viver o Carnaval brasileiro

Brasília, 12/01/2023 – O primeiro Carnaval no Brasil sem maiores restrições após a pandemia de Covid-19 promete ser agitado e atrair milhares de estrangeiros. Levantamento feito pela Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), aponta que cerca de 80 mil turistas já compraram passagens aéreas para estar no país entre 13 e 22 de fevereiro.

 

O número de estrangeiros confirmados para o Carnaval de 2023 já supera os números alcançados no ano passado. Em 2020, segundo dados da IATA, pouco mais de 55 mil turistas vieram ao Brasil de outros países durante o período da festa, realizada entre 25 de fevereiro e 4 de março naquele ano.

 

Os países que mais vão mandar visitantes para a festa até agora são Argentina (16,8 mil) e Estados Unidos (13,9 mil), seguidos de Portugal (5,2 mil), Chile (4,8 mil) e França (3,5 mil). As principais cidades de desembarque destes turistas serão São Paulo (30,1 mil), Rio de Janeiro (20,8 mil), Florianópolis (4,4 mil), Salvador (3,4 mil) e Recife (2,6 mil).

 

Os resultados refletem as ações de promoção do Brasil no exterior realizadas pela Embratur. Só em 2022, a Agência realizou dez campanhas publicitárias na América do Norte, América Latina e Europa, chamando a atenção principalmente para os segmentos de sol e praia, cultura e natureza.

 

Veja aqui a relação completa das ações da Embratur em 2022.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.