FESTA SEGURA

Embratur e Ministério dos Direitos Humanos debatem ações para Carnaval

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o ministro Silvio Almeida deram início à organização de uma campanha para assegurar o direito fundamental das pessoas e atrair mais turistas ao país durante o período festivo
Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (E); em parceria com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida

Brasília, 17/01/2023 – Disposto a recuperar a imagem do Brasil internacionalmente e atrair cada vez mais viajantes estrangeiros ao país, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta terça-feira (17/01) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O assunto central foi dar início a uma campanha de conscientização e promoção do Carnaval 2023, já que muitos turistas estrangeiros visitam o Brasil nesse período e é papel da Embratur se relacionar com esse público.

 

“A gente quer que seja um Carnaval do cuidado. Queremos que o mundo inteiro visite o Brasil neste momento da retomada da alegria, da democracia, da vida, do trabalho e do emprego. Carnaval é um ótimo momento para celebrarmos a vida com alegria e com cuidado”, afirmou Freixo.

 

Durante o encontro, o ministro Silvio Almeida e o presidente da Embratur abordaram também o fortalecimento e independência dos canais de denúncias de violência, entre eles o Disque 100. A ferramenta disposta a grupos vulnerabilizados como pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, crianças e adolescentes, povos originários, cidadãos que enfrentam o racismo e comunidades tradicionais será um dos marcos da campanha pró-Carnaval seguro.

 

“Discutir uma parceria necessária para pensar como a alegria do Carnaval traduz um direito fundamental. Mas não podemos pensar em alegria sem cuidado. Então, esse ato aqui é um ato de cuidado”, reforçou o ministro Silvio Almeida.

 

A reunião desta terça-feira também está alinhada com o objetivo do novo presidente da Embratur de tornar o turismo uma pauta interministerial, aproveitando o potencial do setor para modernizar políticas públicas e programas voltados para a promoção do turismo no exterior.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.