FESTA SEGURA

Embratur e Ministério dos Direitos Humanos debatem ações para Carnaval

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o ministro Silvio Almeida deram início à organização de uma campanha para assegurar o direito fundamental das pessoas e atrair mais turistas ao país durante o período festivo

Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (E); em parceria com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida

Brasília, 17/01/2023 – Disposto a recuperar a imagem do Brasil internacionalmente e atrair cada vez mais viajantes estrangeiros ao país, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu nesta terça-feira (17/01) com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O assunto central foi dar início a uma campanha de conscientização e promoção do Carnaval 2023, já que muitos turistas estrangeiros visitam o Brasil nesse período e é papel da Embratur se relacionar com esse público.

 

“A gente quer que seja um Carnaval do cuidado. Queremos que o mundo inteiro visite o Brasil neste momento da retomada da alegria, da democracia, da vida, do trabalho e do emprego. Carnaval é um ótimo momento para celebrarmos a vida com alegria e com cuidado”, afirmou Freixo.

 

Durante o encontro, o ministro Silvio Almeida e o presidente da Embratur abordaram também o fortalecimento e independência dos canais de denúncias de violência, entre eles o Disque 100. A ferramenta disposta a grupos vulnerabilizados como pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, crianças e adolescentes, povos originários, cidadãos que enfrentam o racismo e comunidades tradicionais será um dos marcos da campanha pró-Carnaval seguro.

 

“Discutir uma parceria necessária para pensar como a alegria do Carnaval traduz um direito fundamental. Mas não podemos pensar em alegria sem cuidado. Então, esse ato aqui é um ato de cuidado”, reforçou o ministro Silvio Almeida.

 

A reunião desta terça-feira também está alinhada com o objetivo do novo presidente da Embratur de tornar o turismo uma pauta interministerial, aproveitando o potencial do setor para modernizar políticas públicas e programas voltados para a promoção do turismo no exterior.