EM BRASÍLIA

Embratur e Anseditur se reúnem para alinhar promoção internacional do Brasil

Encontro na sede da Agência teve como objetivo atualizar sobre as ações da nova gestão, além de reforçar a importância de aproximação com os municípios
Renato Vaz/Embratur
Encontro ocorreu na sede da Embratur, em Brasília

Brasília, 18/01/2023 – Embratur se reuniu, nesta quarta-feira (18/01), com a Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur) e a prefeitura de Pirenópolis-GO. O encontro teve como objetivo atualizar sobre as ações iniciais da nova gestão da agência, além de reforçar a necessidade de aproximação entre a instituição e os municípios.

 

Diante da presidente da Anseditur, Vanessa Leal, e do prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a intenção de recuperar a imagem do país internacionalmente, sobretudo com um reposicionamento da Marca Brasil. “A alegria é um bem muito forte do Brasil e precisamos aproveitar esse potencial em prol do turismo. Os municípios, cada um com suas características, têm muito a contribuir com isso”, afirmou Freixo.

 

O presidente da Embratur também convocou a Anseditur para participar de uma reunião com secretários de Cultura do Brasil para apresentar campanha que irá promover a alegria e combater o preconceito durante o Carnaval, focada no turista estrangeiro. A iniciativa ocorre em conjunto com o Ministério da Cultura, liderado por Margareth Menezes.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.