Brasília, 20/01/2023 – Foram nomeados nesta quinta-feira (19.01) dois novos diretores da Embratur, que terão mandato de quatro anos. Roberto P. Gevaerd assume o cargo de diretor de Gestão Corporativa e Jaqueline Gil está à frente da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação. A medida faz parte da nova gestão da Agência, que tem como objetivo estruturar um corpo técnico reconhecido no mercado do marketing, com experiência internacional e qualificação técnica comprovada.
“As nomeações de Roberto e de Jaqueline estão alinhadas à nossa política de atribuir ao corpo técnico da Agência profissionais capacitados e que vão elevar o nível da promoção internacional do Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Jaqueline acumula mais de 20 anos de experiência no Brasil, inclusive na Embratur, e no exterior em políticas e estratégias de negócios internacionais. Atualmente doutoranda em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UNB), a profissional já estudou e trabalhou em países como Austrália, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e África do Sul, com passagem em órgãos públicos e iniciativa privada.
A nova diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur traz na bagagem uma vasta experiência na área do Turismo e atuará com foco em reposicionar o Brasil no mercado internacional. “Vamos reconstruir programas de promoção internacional do Brasil a partir dos princípios de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Inovação e com base em pesquisas, inteligência de mercado e big data. Em breve, iniciaremos um novo plano de marketing internacional, evoluindo a partir do legado do Plano Aquarela”, destacou Jaqueline.
Assim como o presidente Marcelo Freixo, Roberto P. Gevaerd tem histórico de atuação na luta em Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Públicas. Bacharel em Direito pela PUC Rio, com pós-graduação em Administração Pública pela EBAPE FGV/RJ, ele atuou na cooperação técnica e execução de convênios entre Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Justiça. Ocupou ainda posição de pesquisador sênior da Anistia Internacional Brasil e foi chefe de gabinete do Deputado Federal Marcelo Freixo.
“Vamos trabalhar para reposicionar no cenário global, retomando seu papel de protagonista. Junto ao presidente Freixo vamos promover o Brasil do diálogo, da cooperação, do cuidado com as questões ambientais, climáticas e com as pessoas”, ressaltou Roberto.
O decreto presidencial de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira (19/01)publicado em edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira (19/01).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.