Brasília, 23/01/2023 – Nomeado presidente da Embratur em 13 de janeiro, Marcelo Freixo usou os primeiros dez dias à frente da Agência focado nas metas estabelecidas em sua mensagem de posse: “arrumar a casa e recuperar a imagem do país internacionalmente”.
Além de anunciar dois novos diretores com experiência e qualificação comprovadas – Roberto P. Gevaerd na Gestão Corporativa e Jaqueline Gil na Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação –, Freixo adotou prontamente o projeto de tornar a agenda do turismo interministerial e já iniciou o processo de retomada da Marca Brasil para promover o Brasil mundo afora.
“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, garante.
Ainda de acordo com o presidente da Embratur, “o turismo é essencial para superarmos a crise e criarmos emprego, o que falta são políticas públicas e programas que fortaleçam o setor. Para alcançarmos esses objetivos, vamos nos articular e realizar ações integradas com diversos ministérios para promovermos o turismo brasileiro”.
Neste sentido, Freixo assim que assumiu a presidência deu sequência a uma série de agendas que já apresentam desdobramentos importantes para o setor. Na primeira semana, o presidente da Embratur se reuniu com três ministros de Estado: Silvio Almeida (Direitos Humanos), Margareth Menezes (Cultura) e Márcio França (Portos e Aeroportos). O assunto comum girou em torno das festividades de Carnaval, um importante ativo do turismo brasileiro e que, de acordo com Freixo, deve ser reconhecido mundialmente como tempo de alegria e do cuidado.
Também nos primeiros dias de gestão, Freixo se encontrou com representantes da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Se reuniu, ainda, com o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alex Giacomelli. O departamento conta com 222 postos mundo afora, sendo 111 focados na promoção comercial, o que inclui o turismo. O objetivo é aproveitar essa capilaridade internacional para melhorar performance das ações de promoção do turismo no exterior.
Freixo também já anunciou que a Agência retomará a Marca Brasil, com objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas internacionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.