APROXIMAÇÃO

Presidente da Embratur se reúne com trade do Rio de Janeiro

Marcelo Freixo reafirmou o compromisso da nova administração com a gestão técnica da Agência
Divulgação/Marcio Menasce
O presidente falou sobre os desafios e metas da nova gestão [Divulgação/Marcio Menasce]

Rio de Janeiro (RJ), 30/01/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de uma série de encontros com empresários do turismo e gestores públicos do setor no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30/01).

 

Freixo esteve no fim da manhã com o Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no hotel Grand Mercure, em Copacabana, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Alfredo Lopes. À tarde, ele se reuniu com membros do Rio Convention and Visitors Bureau, no Copacabana Palace.

 

O presidente falou sobre os desafios e metas da nova gestão. “Estamos arrumando a casa e montando um time técnico, formado por profissionais reconhecidos pelo mercado e com grande experiência no Brasil e no exterior. Vamos retomar a produção de inteligência e os investimentos na promoção do nosso país no exterior para gerar desenvolvimento e emprego no Rio e no Brasil”, afirmou.

 

Segundo Freixo, o foco neste primeiro ano será garantir uma fonte de financiamento permanente para a Embratur transformar o Brasil num destino competitivo no cenário internacional. “Eficiência, transparência e diálogo com o mercado e representantes do setor. Esse é o nosso compromisso. Vamos atuar com base em informações qualificadas e estratégias bem definidas para trazermos mais visitantes estrangeiros ao nosso país”, afirmou.

 

No início da tarde, o presidente esteve com membros do Rio Convention and Visitors Bureau, onde foi recebido pelo presidente, Carlos Werneck, e a diretora-executiva, Roberta Werner. Freixo falou da gravidade da situação financeira e política da Embratur.

 

“Houve 37 contratações e promoções depois do resultado das eleições no segundo turno. Um grupo também tentou impor estabilidade nos cargos para não serem demitidos. Nós passamos um pente-fino. O prejuízo para demitir essas pessoas será de R$ 3,7 milhões. Mas quero falar de soluções, não de problemas”, esclareceu.

 

O presidente se comprometeu a retomar o diálogo e a parceria com o mercado e as associações que representam o trade. “Nós vamos oferecer o que há de melhor na promoção e no marketing para que nosso país retome seu protagonismo no mundo. Vamos renovar o nosso setor de big data, com a professora da USP Mariana Aldrigui, para qualificar as nossas ações com informações de qualidade”, pontuou.

 

Freixo destacou que a Embratur realizará um trabalho integrado com diversos ministérios para ampliar o alcance e a efetividade das ações da agência. “Me reuni com Geraldo Alckmin, Margareth Menezes, Anielle Franco, Silvio Almeida, Wellington Dias e em breve estarei com Marina Silva, Ana Moser e Mauro Vieira”, anunciou. Uma das primeiras iniciativas será a retomada do Plano Aquarela e da Marca Brasil junto com a Apex, presidida por Jorge Viana.

 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.