CRESCIMENTO ECONÔMICO

Presidente da Embratur defende Turismo como “solução” para o país

Marcelo Freixo participou da abertura da 103ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, realizada em Brasília, nesta segunda-feira (6/02)
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo durante a abertura do Fórum

Brasília (DF), 06/02/2023 – “O turismo é a solução, é comida na mesa, é geração de emprego”. A avaliação é do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que participou da abertura da 103ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, realizada em Brasília nesta segunda-feira (6/02), onde defendeu o setor como atividade econômica central na reconstrução do Brasil.

 

“O Brasil que a gente quer que o mundo conheça é o Brasil que a gente quer viver. É o Brasil que combate o racismo, que combate a fome, que preserva a Amazônia, que gera emprego. Promovendo esse Brasil, a gente ajuda nosso país a ser o que a gente quer que ele seja”, disse Freixo. Ele destacou a capacidade do Turismo de gerar crescimento econômico afinado à pauta da sustentabilidade ambiental, “gerando desenvolvimento compatível como século XXI”.

 

Equipe técnica

 

O presidente da Embratur exaltou o perfil técnico da nova equipe da agência. Na ocasião, apresentou a nova diretora de Negócios, Inteligência e Marketing Internacional, Jaqueline Gil, e o novo gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, e afirmou que novos nomes serão anunciados nos próximos dias.

 

“Estamos montando uma equipe técnica. Conheci a Jaqueline Gil no mercado, eu não a conhecia antes, e as referências são as melhores possíveis, assim como as do Bruno Reis, que vocês também conhecem bem. Toda equipe será técnica, que conhece o turismo e está à disposição de todos vocês”, afirmou. Reis era vice-presidente da Fornatur até assumir a nova função da Embratur.

 

O evento reuniu 23 secretários estaduais de Turismo, além de dirigentes, representantes do trade turístico e das companhias aéreas. “Faz bastante tempo que a Embratur não faz a promoção devida do turismo, e a gente quer ser parceiro de todos os estados. Não há outro caminho de sucesso do trabalho técnico que a gente está executando se não for em parceria com quem está na ponta”, completou Freixo.

 

Também presente no evento, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a boa relação que tem construído com Marcelo Freixo em favor de projetos para promover o turismo brasileiro. “A gente trabalha em parceria, diferente do que já foi no passado. Mesmo com tão pouco tempo, já tivemos muitas oportunidades juntos para conversar e planejar a atuação conjunta”, disse.

 

Os participantes demonstraram otimismo com a gestão de Marcelo Freixo na Embratur. “É extremamente emocionante ver novamente que a terra é redonda. É muito bom ouvir o presidente da Embratur falar sobre os desafios do futuro do turismo no Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

 

Já o presidente da Fornatur, Fabrício Amaral, aposta na capacidade técnica da equipe da Embratur. “O Freixo só está levando craque, parabéns pelas indicações. O turismo internacional é muito competitivo e precisa ser gerido por profissionais muito qualificados”, exaltou.

 

Presença em feiras

 

Reclamação recorrente entre os secretários presentes no Fórum foi a falta de coordenação e assistência da Embratur para os estados na participação de feiras internacionais de turismo. O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, lamentou o resultado da participação brasileira na Fitur 2023, realizada em Madrid, na Espanha, no mês passado.

 

“Eu vi como a gente se apequena quando a gente não se une. Estávamos menores que a Argentina, que vive uma crise econômica muito mais grave que a nossa”, disse.

 

Jaqueline Gil, diretora da Embratur, destacou que a empresa está reorganizando as equipes e vai qualificar a participação do Brasil nos eventos internacionais. “Vamos reconstruir programas de forma diferente do que estava sendo feito. Muito em breve a gente volta a esse fórum para discutir projetos para vender um Brasil forte e diverso”, afirmou. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.